Adaptando-se às Mudanças do Mercado. Transformação Profissional: Aprendizagem Contínua e Flexibilidade para o Sucesso
3º Artigo da Missão Futuro, do Programa Board 360 da Board Academy Br
Mentor: Udo Kurt Gierlich
Vimos acompanhando eras de transformação cada vez mais velozes no mundo todo, em decorrência dos saltos tecnológicos em inúmeras áreas, o que nos desafia como profissionais a nos adaptarmos continuamente para nos mantermos relevantes e sustentáveis em nossas carreiras. Mas como podemos nos preparar para essas mudanças?
1. Entendendo as tendências do mercado
Para se manter relevante na sua área de atuação é indispensável estar atualizado das tendências que estão moldando o mercado. Há tendências significativas e que seguem a passos largos, como a inteligência artificial, a digitalização e a automação. Mas também, tão importante quanto estão, em uma visão mais macro, a globalização, e em uma visão mais micro, a sustentabilidade e as tendências do nicho de mercado em que atua. A busca pelo entendimento dessas tendências é essencial para manter a mente criativa com visão de futuro para decisões sustentáveis de curto e de longo prazo.
2. Adaptando às novas tecnologias
Adquirir habilidades técnicas e digitais é fundamental para se adaptar às mudanças, aumentar a eficiência dos trabalhos, inovar e mitigar riscos. Neste sentido podemos citar a compreensão da utilização da inteligência artificial que, a partir de algoritmos e princípios de análise de dados, é capaz de interagir na vida cotidiana, como a Alexa, que por meio de algoritmos reconhece a voz e realiza os comandos, os chatbots que aumentam a eficiência no atendimento eletrônico a clientes oferecendo serviços 24/7, os robôs autônomos que otimizam processos nas empresas, em hospitais, dentre outros locais. A inteligência artificial também está presente na automação de processos manuais em sistemas ERPs , na análise de crédito onde algoritmos de IA analisam um vasto conjunto de dados, incluindo histórico financeiro, comportamento de pagamento e dados sociais para avaliar a capacidade de crédito de um indivíduo ou empresa, além de diversas outras ferramentas, como o Chat GPT para traduções e conteúdo, DALL-E para geração de imagens, Gama.app para apresentações, o que me faz pensar o quanto o avanço da utilização da inteligência artificial irá contribuir para aumentar a eficiência e competitividade das empresas brasileiras, inclusive na era pós-reforma tributária, considerando a esperada simplificação e redução do custo marginal, o chamado “custo Brasil”.
A inovação passou a ser uma competência individual e não mais de uma área nas corporações.
3. A importância da aprendizagem contínua
A aprendizagem contínua alimenta o saber e a confiança para a adaptação do profissional às mudanças do mercado. É, portanto, uma atitude eficaz para o desenvolvimento profissional estar constantemente em busca de novas habilidades e conhecimentos, e assim se manter atualizado e conectado com as tendências. É certo que requer investimentos de tempo e recursos financeiros, a depender da profundidade de conhecimentos que se busca. Atualmente as redes sociais e a tecnologia reduziram a distância do acesso ao conhecimento, com disponibilidade de cursos online, workshops, podcasts, seminários, além de livros e artigos relevantes.
Recomendados pelo LinkedIn
4. Flexibilidade, resiliência e criatividade
A flexibilidade, a resiliência e a criatividade são importantes características da inteligência emocional e combustíveis motivadores para o profissional se manter atualizado e relevante. A flexibilidade para fazer alterações de rota, a resiliência para aceitar as tendências e a criatividade para criar oportunidades e inovar são competências essenciais para sair da zona de conforto e participar da constante evolução do mercado, e até mesmo se reinventar.
5. Networking e colaboração
Networking e colaboração também agregam aprendizado para o desenvolvimento. Fazer conexões com profissionais e instituições que estejam alinhados aos seus objetivos traz a possibilidade de encontrar novas oportunidades e contribuir com as mudanças a partir das habilidades e conhecimentos adquiridos.
Discutir e colaborar com colegas de profissão é uma excelente prática para se manter atualizado com as tendências do mercado, e pode abrir novas oportunidades e gerar insights valiosos. Compartilhar conhecimento é enriquecedor, benéfico e de alto impacto, promovendo um ciclo contínuo de desenvolvimento.
Conclusão
Adaptar-se às mudanças do mercado é um desafio constante, mas também é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional. Ao investir em aprendizado contínuo, desenvolver flexibilidade, resiliência, criatividade e networking, os profissionais não somente se mantêm atualizados e relevantes no mercado, como também podem ir além, para contribuir e atuar como agente de transformação.
A capacidade de adaptação é uma das habilidades mais valiosas no mundo moderno. Esteja sempre preparado para aprender, evoluir e se reinventar.
#desenvolvimentohumano #desenvolvimentoprofissional #mercadoetendências #agentedetransformação #carreira #conselheiroconsultivo #conselheiraconsultiva
CEO @Tide Trends | Conselheira Consultiva | Advisor | CMO As A Service | Estrategista de Marcas e Negócios | Consultora e Mentora em Branding, Marketing e Comunicação | ESG Estratégico.
4 mMuito interessante, obrigada por compartilhar!
Especialista Seguro Garantia na GemAway Seguros | Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Gestão de Seguros
5 mMaria, thanks for sharing!
👏 👏 👏
Head de Enablement | Gerente de Pessoas e Cultura | HRBP Senior | Diretor de Recursos Humanos| Diretor de Desenvolvimento Organizacional
5 mGostei, Maria Célia! Entender o mercado e seus movimentos, estar ligados às novidades, ser um eterno aprendiz e manter a mente aberta, com flexibilidade, integridade e relacionamentos saudáveis e produtivos são aspectos importantes para ser um agente ativo e atuar como protagonista na jornada dinâmica da vida...