Afinal, o que é autocuidado?

Afinal, o que é autocuidado?

Essa semana ministrei um treinamento na empresa com o título “autocuidado”, e é engraçado ouvir a primeira impressão que as pessoas tem sobre esse tema, muitas delas pensam ser algo mirabolante como uma banheira de espumas colorida e pétalas de rosa ou gastar muito dinheiro fazendo uma mega viagem ou um super dia de beleza e compras, quando na verdade o autocuidado começa dentro de cada um de nós, através da simplicidade.

O autocuidado nada mais é que simples ações que realizamos para promover nossa saúde física e mental, e juro que para isto não precisamos de coisas mirabolantes e nem gastar dinheiro.

Vejamos, existe uma fórmula nada secreta para partimos do zero em busca de melhorias em nossa saúde física e mental, é a dupla inseparável do autocuidado + autoconhecimento, vale salientar que a busca é diária e constante, pois nunca encontramos o fim nesta caminhada. Quando começamos a refletir sobre esta dupla alguns pontos são essenciais, alguns deles são: cuidar dos pensamentos a nosso respeito, pois eles refletem o que seremos para o outro; aprender a dizer “não” sem se sentir mal por isso... Não posso, não quero, não gosto, não curto, não preciso, não vou, não obrigado, esse item é libertador; sempre lembrar que “tudo que recebe nossa atenção CRESCE” e isso vale para plantas, para pessoas, para sentimentos bons e ruins; experimentar-se sem medo é o grande princípio para nos conhecermos melhor e nos darmos conta do que gostamos ou não e do que nos faz bem ou não. Entendido os pontos iniciais, listo alguns itens que promovem o autocuidado e que não são nada mirabolantes e nem te fazem gastar dinheiro.

- Ter um sono de qualidade. Cabe ressaltar que aquelas 8 horas de sono é um mito, cada organismo tem seu relógio que consequentemente precisa de uma quantidade x de horas de descanso.

- Desfrutar da natureza. Seja na sua cidade, em um parque, no jardim da sua casa ou apenas parar e olhar imagens da natureza mesmo que no computador ou celular.

- Se você tiver um animal de estimação, brinque com ele.

- Leia um livro ou uma revista que você goste.

- Faça uma caminhada.

- Encontre-se com os amigos.

- Limpe e organize seu ambiente pessoal e de trabalho.

- Valorize-se e seja grato, é transformador.

- Tire um tempo para você, se agrada e se cuida.

- Tenha um “caderninho secreto dos sentimentos” e lá você poderá desabafar sentimentos bons e ruins que acontecem com você, ajuda muito.

- Sobre o uso abusivo do celular: ele já substituiu nosso despertador, o calendário, a agenda, o relógio, a câmera fotográfica, não deixe que ele substitua a sua família e amigos.

Começa esse exercício hoje, não se atrase para você e jamais esqueça que o custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo.

 

Ana Carolina de Almeida Gonçalves – Administradora - Antonio Meneghetti Faculdade, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas – UFN, Life Coach e Analista Comportamental – Sociedade Latino Americana de Coaching, Analista de RH Estratégico – ABRH, pós graduanda de Planejamento e Gestão Estratégica – UNINTER.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos