A IMPORTÂNCIA DA ASSERTIVIDADE NO PROCESSO SELETIVO ATRAVÉS DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ASSERTIVIDADE NO PROCESSO SELETIVO ATRAVÉS DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Atualmente, estamos passando pela era da informação e do conhecimento que é capaz de nos mostrar um mundo diferente do qual estávamos acostumados a enfrentar. Nesse contexto, onde as máquinas fazem o trabalho cada vez mais as pessoas se fazem necessárias sendo criativas e inovadoras, em busca do chamado diferencial competitivo, ou seja, ser diferente de outras empresas com originalidade. Com o aumento das informações disponibilizadas no meio empresarial, a questão que centra as organizações são as pessoas, os maiores patrimônios que elas possuem na atualidade, pessoas essas que mudaram o perfil de décadas atrás, com isso surgiram novas demandas e necessidades a serem satisfeitas, as empresas que querem evoluir, estão sempre atentas ao seu pessoal.

Com as demandas que o mercado oferece hoje, surgem profissionais e técnicas a serem utilizadas em cada situação, a gestão de pessoas passa de mais um setor da empresa a cargo de staff onde serve de apoio a todos os outros setores, mantendo o equilíbrio e harmonia entre eles. O chamado staff serve como suporte a todas as áreas e setores além de gerentes, supervisores e equipes, auxilia na identificação dos problemas tentando assim gerar maior entendimento entre todos os membros que compõe a empresa, podem existir vários tipos de staff, levando em consideração que se apresenta como um esteio dentro da organização.

A Gestão de Pessoas através do Recrutamento e Seleção surge como um staff que norteia a organização através de um mapeamento sobre o estado atual e o estado desejado da organização, e que pessoas auxiliariam neste momento. A importância da assertividade do processo seletivo através do Recrutamento e Seleção de pessoal é o assunto central deste artigo.

Como sabemos, desde o surgimento do ser humano estamos recrutando e selecionando pessoal, seja para uma tarefa a ser realizada, amigos por afinidade ou até mesmo escolhemos para fazer parte do nosso dia a dia. A anos o processo seletivo através do recrutamento e seleção e a gestão de pessoas vem evoluindo, bem como os desejos e objetivos do ser humano. Surge a importância do Recrutamento e Seleção de pessoas dentro das organizações, que tem por objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade e apartir disso ter as pessoas certas nos lugares certos, e como consequência gerar a lucratividade empresarial.

Atualmente, são notórias as mudanças na história das organizações, a valorização das pessoas se torna algo importante dentro desta evolução. O que era tratado como parte de um processo, hoje se trata de um ativo valioso dentro das empresas, as pessoas, responsáveis pelo alcance de metas, bom andamento do planejamento estratégico, conquista de novos mercados e tantos outros. Os colaboradores deixam de ser classificados como meros robôs como o sistema de linhas de montagem de Ford e passam a assumir um papel fundamental e decisivo no cenário da organização onde atua.

O processo seletivo em si é visto hoje como o primeiro canal de entrada dos colaboradores nas organizações, vem sendo tratado como um conjunto de técnicas, instrumentos ou ferramentas utilizados para a captação, avaliação e seleção de candidatos, visando identificar as habilidades, tendências e características do cargo, procurando efetivar o melhor candidato de acordo com a vaga disponível. Hoje há uma oferta de muitas oportunidades no mercado e as pessoas estão procurando algo além do emprego pelo salário, a grande maioria busca colocar o trabalho em um lugar de destaque e significado em suas vidas. Independente do tamanho da empresa esta questão é levada em consideração no Processo Seletivo. Todo processo seletivo realizado exige que haja um pré planejamento para dar certo, a realização de um processo seletivo assertivo é importante para evitar alguns impactos negativos que as contratações erradas podem trazer.

Compondo o Processo Seletivo, o Recrutamento e Seleção, é considerado fundamental para a assertividade, visto que são restritamente separados, cada processo com suas especificações e responsabilidades que quando tratados com seriedade aumenta as chances do sucesso na busca pela assertividade.

No atual mercado de trabalho, alguns requisitos que anos atrás eram considerados um diferencial, como por exemplo, falar uma língua estrangeira, hoje é parte de um algo comum. A evolução ao longo do tempo faz com que as empresas sejam cada vez mais exigentes no momento de realizar as contratações, algumas preferindo pessoas com vasta experiência para o cargo e outras necessitam de pessoas que possam ser lapidadas de acordo com a cultura da empresa. O pensamento atual evidencia a realidade de que você é contratado pela sua capacidade, mas promovido ou demitido pelo seu comportamento.

Especificamente o recrutamento é muito importante na atração da demanda desejada de profissionais e poderá ocorrer de três maneiras: interno (quando se busca o profissional dentro do quadro existente na empresa), externo (vem de fora da empresa) e misto (que da oportunidade para as pessoas da empresa e também para pessoas de fora dela). Atualmente o recrutamento e atração dos profissionais acontece de diversas maneiras como por exemplo, anúncios em jornais, rádio, divulgação em redes sociais, site da empresa, murais públicos e em universidades, pode ser usado em estratégias de endomarkting entre tantos outros dependendo do público que a empresa deseja atrair.

Após o recrutamento teremos a seleção de candidatos, sabemos que o ato de selecionar é uma constância da natureza, como parte desse processo, o homem naturalmente está sempre selecionando, mesmo sem perceber. É a seleção de pessoas que irá definir, por diferentes modos e estratégias, qual o candidato apto para preencher a vaga disponível na empresa.

Quando se trata de maior assertividade no Processo Seletivo todos os recursos são válidos no momento do recrutamento e seleção de pessoas, cada um estará se adequando ao momento correto de todo o processo. Sendo o recrutamento a fase de captação e atração e a seleção o momento de escolha do candidato. O objetivo é sempre aliar o que a empresa procura, o que o candidato busca e qual a sua relação com a cultura da empresa (missão, visão, valores). Aqui há uma infinidade de técnicas, instrumentos e ferramentas a serem utilizados de acordo com a necessidade da vaga em questão. Alguns exemplos: análise de currículos, testes de conhecimentos específicos (oral, escrito e/ou prático), testes psicrométricos (potencial intelectual e aptidões), testes psicológicos de personalidade (caráter, temperamento, equilíbrio emocional, frustrações, ansiedade), grafologia (estuda análise da letra), avaliações comportamentais (características do perfil comportamental), dinâmicas de grupo, entrevistas (individual e/ou coletiva), além de verificação de referências dos candidatos, análise das redes sociais entre outros.

A importância de planejar a necessidade de pessoal, captar, recrutar, selecionar e desenvolver é um trabalho que exige dedicação, metodologia própria e visão holística para que todas as demandas sejam atendidas.

A assertividade no processo seletivo através do recrutamento e seleção de pessoas trás profissionais mais adequados e bem qualificados para as vagas em aberto nas empresas, o processo assertivo vem diminuindo o custo com pessoal, melhorando a imagem da empresa e a qualidade dos serviços oferecidos por ela. Assim podemos perceber que ao longo da história o processo de recrutamento e seleção vem crescendo junto com a conscientização de que as pessoas são o maior patrimônio das empresas. Por isso os processos de recrutamento e seleção de pessoal dentro de uma empresa devem ser valorizados, além de criterioso.. Visto que o objetivo de toda empresa é o sucesso e a sua permanência no mercado, o processo seletivo através do recrutamento e seleção de pessoas se torna o primeiro canal de contato entre a empresa e o pessoal tendo assim a sua importância dentro de todo o processo empresarial.

 Ana Carolina de Almeida Gonçalves – Administradora - Antonio Meneghetti Faculdade, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas – UFN, Life Coach e Analista Comportamental – Sociedade Latino Americana de Coaching, Analista de RH Estratégico – ABRH, pós graduanda de Planejamento e Gestão Estratégica – UNINTER.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ana Carolina de Almeida Gonçalves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos