AI-mageddon: ChatGPT, cripto e um futuro distópico
Arte criada pelo DALL.E 2. Prompt: "a dystopian future with AI. Cyberpunk. Digital art"

AI-mageddon: ChatGPT, cripto e um futuro distópico


“A computer would deserve to be called intelligent if it could deceive a human into believing that it was human.” - Alan Turing

Hoje, vou falar um pouco sobre Inteligência Artificial (IA), mais precisamente sobre o OpenAI. Vou explicar como o ChatGPT funciona, e, obviamente, contar os impactos da ferramenta no universo cripto. No final, como cereja do bolo, vou examinar como o ChatGPT pode se tornar uma tecnologia distópica (e bem assustadora).

Mapeando a ascensão da Inteligência Artificial

O termo inteligência artificial começou a ser explorado por volta de 1950, mas foi somente nos anos 2010 que o tema realmente começou a decolar, com a chegada dos algoritmos de busca personalizados e dos bots.

No entanto, o poder da IA começou a ser amplamente explorado em 2021, quando a OpenAI revelou o Dall-E, uma inteligência artificial que cria imagens únicas usando input de texto.

Mais recentemente, vimos o surgimento do ChatGPT, que impulsionou ainda mais o interesse das pessoas sobre a adoção em massa de ferramentas de IA.

No alt text provided for this image
Arte criada pelo DALL.E 2. Prompt: "artificial intelligence technology, cyberpunk. digital art"

OpenAI e a revolução da Inteligência Artificial

OpenAI é uma empresa de inteligência artificial com sede em San Francisco, California. Seu objetivo é garantir que a “inteligência artificial geral” (AGI) beneficie todos os seres humanos.

AGI significa o poder que os computadores têm de aprender da mesma forma que os seres humanos.

Fundada em dezembro de 2015 por Elon Musk, Sam Altman, atual CEO, Greg Brockman, Ilya Sutskever, Wojciech Zaremba e John Schulman, o OpenAI recebeu 1 bilhão de capital inicial dos seis fundadores, juntamente com investidores, incluindo grandes empresas como o PayPal.

No alt text provided for this image

Aqui vai o primeiro detalhe importante: O OpenAI foi criado originalmente como uma resposta às soluções de IA desenvolvidas pelas Big Techs, tendo como objetivo tornar o desenvolvimento da tecnologia de IA open source, visando garantir que a Inteligência Artificial das Big Techs não tomassem conta do mercado.

Assim, o OpenAI foi criado inicialmente como uma organização sem fins lucrativos. No entanto, em março de 2019, a empresa anunciou que estaria criando uma subsidiária chamada OpenAI LP, com o objetivo de captar recursos e gerar lucro.

A razão para a reorganização foi porque o OpenAI estava ficando sem dinheiro. Elon havia doado US$ 10 milhões ao OpenAI alguns meses antes, sugerindo que a empresa estava realmente em apuros.

Aqui as coisas começam a ficar interessantes.

Em julho de 2019, a Microsoft anunciou que havia investido 1 bilhão na OpenAI. Agora, a big tech quer injetar mais 10 bilhões de dólares na empresa de IA.

No alt text provided for this image

Para garantir que a Microsoft não tome completamente conta da OpenAI, 49% da empresa seria mantida por outros investidores, com a empresa-mãe sem fins lucrativos da OpenAI mantendo 2%, mas com poderes de decisão.

Infelizmente, não se sabe quem atualmente detém o poder de voto na OpenAI, já que os detalhes da gestão da empresa são privados. No entanto, fica cada vez mais claro que a Microsoft tem uma influência significativa sobre a OpenAI, já que eles receberam direitos exclusivos de licenciamento para o modelo de linguagem GPT-3 da OpenAI em setembro de 2020.

Elon Musk, um dos co-fundadores da OpenAI, expressou preocupações de que a empresa esteja sendo “capturada" pela Microsoft, tendo inclusive limitado o acesso da ferramenta de IA aos dados de usuários do Twitter. No entanto, alguns dos outros fundadores, como Greg Brockman e John Schulman, têm uma perspectiva diferente, estando mais abertos à ideia de serem adquiridos por uma Big Tech.

No alt text provided for this image

O surgimento do ChatGPT: o modelo de linguagem da OpenAI

Agora vamos para o tema mais legal e aguardado do texto: ChatGPT - o chatbot mais potente da indústria. Desenvolvido pela OpenAI e lançado no final de novembro do ano passado, o ChatGPT atingiu 1 milhão de usuários em apenas quatro dias, tornando-se a tecnologia a ser adotada mais rapidamente na história.

Mas o que diferencia o ChatGPT de outros chatbots?

A resposta está em seu treinamento - ele foi construído em cima do software GPT-3 da OpenAI, e foi treinado com uma enorme quantidade de dados gerados por humanos - 570 gigabytes para ser exata, totalizando mais de 300 bilhões de palavras disponíveis em seu vocabulário. Isso permitiu que a IA analisasse e replicasse a escrita humana, tornando-a quase indistinguível de uma pessoa escrevendo.

No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. O OpenAI tem se dedicado bastante para garantir que o ChatGPT seja seguro para os usuários, mas sabemos que segurança é muitas vezes sinônimo de controle. Na prática, isso significa que a IA é projetada para não dizer ou fazer nada que seja considerado como imoral ou ilegal, por exemplo.

No alt text provided for this image
Minha tentativa de fazer o ChatGPT dar conselhos imorais

Isso se relaciona com o conceito de alinhamento da IA. O alinhamento da IA é o termo técnico para garantir que uma IA faça o que seu usuário quer que ela faça. Na prática, no entanto, o alinhamento da IA reflete os desejos de quem criou a ferramenta de IA.

Mas, apesar dessas limitações, o ChatGPT pode executar uma gama de tarefas - desde escrever redações, resolver problemas de matemática, até compor músicas e dar conselhos de relacionamento.

Tarefas básicas como escrever uma redação são apenas a ponta do iceberg. Na minha opinião, a coisa mais poderosa que o ChatGPT pode fazer é escrever e revisar códigos. Isso irá gradualmente diminuir o custo de construção de sites e aplicativos, e revolucionará completamente a indústria de cripto.

No alt text provided for this image
Pedindo para o ChatGPT revisar um código da Ethereum Go

Veja bem, a beleza do mercado cripto é que a maioria dos códigos das plataformas é open source, o que significa que qualquer um pode verificar se um projeto ou protocolo é legítimo. O problema é que a maioria dos usuários não tem o conhecimento para ler códigos, ficando fadados a confiar em especialistas terceirizados para obter garantia de segurança.

O ChatGPT tem o poder de mudar isso. Agora, mesmo aqueles sem experiência em programação podem verificar a legitimidade de um projeto ou protocolo de criptografia. Isso facilita bastante a identificação de bugs e vulnerabilidades nos códigos, evitando que hackers roubem bilhões de dólares dos protocolos descentralizados como fizeram no passado.

Como resultado, os investidores terão mais confiança em projetos de web3, levando a um aumento no investimento no ramo de cripto. O mesmo vale para metaverso e projetos de NFT.

 

O toque final: IA e teorias da conspiração

Não é segredo que a tecnologia de IA tem o potencial gigantesco, seja para o bem ou para o mal. Embora eu esteja otimista sobre as infinitas possibilidades que a IA pode trazer, também tenho preocupações sobre seu impacto caso caia em mãos erradas.

Para começar, o chatGPT possui barreiras que o impedem de fazer ou dizer qualquer coisa que seria considerada insegura ou imoral. Em termos práticos, isso significa que o chatGPT deve evitar deixar seus usuários desconfortáveis com suas respostas. Isso é um problema, porque a verdade nem sempre é confortável.

Me chame de louca, mas penso que o propósito da IA é melhorar a humanidade, fornecendo soluções para problemas complexos e ajudando as pessoas a encontrar a chegar cada vez mais perto da verdade. Mas, novamente, a verdade é, na maioria das vezes, desconfortável.

Dito isso, meu maior medo é de que o objetivo final do ChatGPT seja substituir todos os mecanismos de pesquisa, como o Google ou bing, por bots controlados por IA.

Importante mencionar que a Microsoft está integrando o ChatGPT em seu navegador Bing, o que levou o Google a entrar em alerta vermelho após o lançamento da ferramenta de IA. Não me entenda mal, o Google também é tendencioso, mas pelo menos ainda é possível pesquisar em várias fontes diferentes em busca de uma resposta.

Com um mecanismo de chatbot impulsionado pelo governo, você não teria essa opção. Dessa forma, só existiria uma única fonte da verdade. Agora imagine um mundo em que essa IA também ensina crianças dentro das salas de aula, e a receita para a distopia está pronta.

Vou fechar meu texto deixando essa questão distópica no ar, e torcendo para que ela só aconteça dentro de filmes. Por enquanto, torço para o sucesso do ChatCPT, e espero ansiosamente os impactos que essa ferramenta de IA trará para o mercado cripto.

Tomei a Liberdade de postar uma pergunta de relevancia minha sobre nśo ja estarmos vivendo uma distopia Cyberpunk. Sabemos de antemão que este genero literario da ficção científica prega um futoro distopico, sombrio e pessimista, Onde os avanços tecnologicos não iriam minimizar o sofrimento humano, mas sim aumentar desigualdades hoje ja latentes, a vigilia e o controle sobre as populações. Higtech, Low Life este é o simbolo máximo do Cyberpunk. Sou Engenheiro civil e um entusiasta da tecnologia mas tenho minha visão calçados na realidade e nos rumos sombrios que estamos seguindo.

  • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Amanda M.

CMO @ Lumx | Blockchain | Economia Tokenizada | Endeavor Scale-Up | 100 Startups to Watch

1 a
Ana Luiza R.

Enterprise Risk Manager at Cboe

1 a

Crianças, adolescentes e jovens estão usando o ChatGPT na Holanda pra fazer os trabalhos da escola e universidade. Isso tem se tornado um grande problema para os professores. O sistema que eles usam pra detectar plágio obviamente não sabe lidar com o ChatGPT (já que tecnicamente isso não é plágio). É o que você disse sobre lidarmos 'com uma única verdade' e ainda adiciono o risco da nova geração de perder o senso crítico e de análise completamente.

Pedro H.

NFTs | Web 3.0 | Blockchain | DAOs | DeFi | Cibersecurity | AWS Certified

1 a

Concordo com você que o ChatGPT é uma ferramenta poderosa, porém quem usá-lo somente como Ctrl+C, Ctrl+V além de construir uma aplicação com possíveis brechas, e conceitos lógicos que a IA ainda não consegue determinar a melhor forma de fazer, da mesma forma que aplicações No/Low Code entregam algo simples pra quem não quer codificar, mas nem sempre entregam o mais performático. Sabe aquela frase, "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!"? É isso que vai acontecer usando ChatGPT, não adianta ter uma grande ferramenta em mãos, se ela for utilizada de maneira incorreta, acho que isso vale pra tudo...

Ricardo Chen

Eng. de Automação I Entrepreneur l Startup Pre

1 a

👍👍👍

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Caroline Nunes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos