Ainda a fogo sob as cinzas.
Dividir conhecimento, compartilhar formulas de sucesso, mostrar caminhos possíveis é um dever daqueles que desejam o melhor a todos, não se trata de ser bom, mas, quando se ajuda o caminho do bem, estamos diminuindo a força do mal.
Sou um profissional experiente com uma carreira idêntica a de muitos brasileiros e por razões que não tem muito importância a minha oscilou entre momentos de extremo sucesso, com outros de enorme fracasso.
A alguns anos um repórter perguntou a um executivo se ele tinha tido sucesso em sua vida e a resposta foi, "entre o que ganhei e o que perdi sobrou um pouco, então tive sucesso", não sou diferente deste homem, mas aconteceu algo nesta última semana que me renovou e é isto que quero compartilhar com as pessoas que possam estar vivendo o mesmo pesadelo.
Tenho 61 anos de idade, um vasta carreira com experiência em todo tipo de segmento, (comercio, indústria, serviços) e dada a idade e as circunstancias do mercado, o desemprego estava presente em minha vida nos últimos dois anos.
Durante este período fiz tudo o que considero ético e típico a quem vive isso, foram pelos menos uns 2500 currículos enviados para oportunidades de trabalho, utilizando muitos dos caminhos que existem e na semana passada fui contratado.
A empresa, o salário e o futuro pouco importa, para alguém com 61 anos talvez meu futuro seja amanhã, o que aconteceu e que serve de lição para mim e talvez para outros que buscam por trabalho é que...
A empresa que me selecionou anunciou uma vaga para uma posição de gerencia, com um salario pequeno em relação ao que já tive e encaminhei meu resumo, após o envio busquei identificar a empresa, achei o telefone, liguei, fui atendido com gentileza, pude explicar quem eu era, minha situação e pedi para encaminhar meu resumo diretamente para o responsável pelo processo.
Durante esta conversa, mencionei que havia enviado meu resumo e que provavelmente a empresa deveria ter recebido pelo menos uns 1.000 resumos, porque o anúncio estava na Catho e neste momento veio a primeira surpresa, a pessoa me respondeu que havia recebido 3.520 currículos e que após ler 62 se deu por cansada e esqueceu todos os demais.
A partir desta informação, recebi a segunda informação importante. Ela me disse que 18 pessoas, entre elas eu mesmo, haviam ligado demonstrando interesse pela posição, (minha ligação tinha sido a sexta entre os dezoito que ligaram) e que ela estaria encaminhando meu resumo para o responsável pelo processo.
Dois dias depois recebi uma ligação perguntando qual a minha idade e qual seria a remuneração que eu buscava, respondi as duas perguntas com honestidade. A primeira foi fácil, disse 61 anos, já a segunda respondi levando em consideração o que foi anunciado na vaga e não o meu desejo ou meu último salário.
Finalizando. Na semana seguinte me ligaram pela manhã para uma entrevista na tarde do mesmo dia e na semana seguinte nova entrevista com o CEO da empresa. O resultado do processo foi a decisão de me contratarem, além de mudar o cargo para uma posição de diretoria e comecei trabalhar no dia 24/05.
Espero que esta minha experiência possa ajudar a aqueles que estão preocupados pelo desemprego, principalmente por considerarem que sua idade já esta elevada ou por qualquer outra razão que certamente pesam na nossa angústia quando vivemos um momento como esse.
Não desistam. Citando um pensamento que ilustra esta minha opinião eu diria; "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe".
Gestor Administrativo e Financeiro na STAFF SERVICES LTDA.
8 aParabéns pela recolocação, Wagner !!