Comunicação que gera experiência: estratégia que as marcas precisam ter!
Depois de trabalhar com a Disney por cerca de 15 anos, entendo que a experiência é um trunfo todo especial para comunicar. Vivi a experiência uma vez de assistir a um filme com uma estratégia de áudio sobre a minha cabeça e cheiros, cuidadosamente borrifados na plateia, condizente com as histórias contadas. Nunca esqueci. Nos eventos que promovi, não deixava ninguém na fila. Pelo contrário, tão logo o evento estava preparado, já incentivada as pessoas a se acomodarem. Não tive reclamações de qualquer ação de comunicação e marketing quando pensei primeiro na experiência. Deixei de atender a Disney em 2015, mas "o foco nas experiências" ficou marcado em meu perfil profissional... mas, e de lá pra cá, o que mudou?
Depois da pandemia, com praticamente dois anos de "clausura", as pessoas não saem de casa como antes. Há receio e medo de aglomerações. Notei uma nova estratégia das construtoras premium, que estão dando vida aos grandes terrenos de seus futuros empreendimentos, equipando-os com paisagismo, brinquedos para crianças, espaço para pets e muito mais. Não acredito que grande parte das pessoas que visitem esses espaços democráticos vão comprar apartamentos de luxo... porém, a lembrança da marca fica. A pessoa que teve uma boa experiência acaba transferindo o bom sentimento para a marca.
Recomendados pelo LinkedIn
E se a gente pensar bem, já faz muito tempo que o público demanda um contato incrível com qualquer marca, não é? E isso serve para qualquer canal - presencial ou não. User experience (UX) vem acompanhada de design, redação, desenvolvimento... as redes sociais, então lugar de relacionamento, abriram suas páginas para o SAC 2.0 realizado pelas empresas... o foco está sim nos clientes e em todos os pontos de contato da marca com seus públicos.
Essa estratégia vai muito além dos canais de comunicação. Além de todos terem sinergia e serem carregados de identidade de marca, conteúdo relevante e até mesmo uma certa redundância de informações, há muitas outras estratégias ligadas à experiência que precisam ser estabelecidas. Como faz isso? Com um bom gestor de comunicação, é claro! Algum profissional ou equipe de talentos que consiga olhar a marca em seu aspecto mais amplo, que rastreie seus pontos de contato e promova ideias diferentes e marcantes. Não tem mágica. Tem sim é muito trabalho!