Transparência e agilidade são fundamentais para a reputação corporativa
A forma de comunicação está em constante renovação e, consequentemente, evoluindo a cada segundo. Mas será que as empresas já perceberam isso ou ainda acham que podem demorar em um posicionamento para o público e mercado?
Há quem pense em influenciador digital apenas para distribuir brindes ou convidar para eventos. "Precisamos que ele poste para que os seguidores curtam e a gente tenha bastante impressão". Ok. Mas o que vc faz além disso? Trabalha a comunicação com conteúdo de qualidade ou acha que os textos devem ser como anúncios comerciais?
E na hora da crise? Você demora para emitir um posicionamento e esconde o porta-voz? Bloqueia comentário nas redes sociais ou opta pela transparência e agilidade na resolução?
O consumidor de hoje não considera apenas a melhor oferta. Vai muito além disso e as empresas sabem. Eles querem empatia, querem CEOs que se apresentem, se posicionem, que abracem causas que acreditam e não apenas porque gera valor para marca. Querem empresas que entendam seu papel na transformação da sociedade, que assumam seus erros e que trabalhem para consertar possíveis falhas no menor tempo possível.
E as mídias tradicionais ainda têm seu valor? Claro que têm. Só que não dá pra achar que as redes sociais das empresas só servem para "panfletar" serviços e soluções. Também não dá pra manter o pensamento que não dá pra criar muito conteúdo diferente e bacana porque a marca ou produto não está citado em letras garrafais. Afinal, cadê a parte comercial da coisa?
Marketing de conteúdo é você trabalhar informações que tenham relação com seu negócio, que o público tenha interesse e que garanta o já conhecido AIDA.
A matéria abaixo do jornal Valor Econômico é excelente. As redes sociais podem ser vidraça? Claro. Mas bem trabalhadas podem gerar uma infinidade de oportunidades. As empresas com medo de arriscar estão ficando pra trás. Você quer ser uma delas?
Quer conferir um exemplo de como algumas marcas trabalham marketing de conteúdo? Matéria publicada recentemente no Meio e Mensagem online.
Comunicação Institucional | Relações Públicas | RP | Conteúdo & PR | Branding | Planejamento e Estratégia de Marca | Marketing
6 aMuito bom texto. Compartilhei