Além do Recrutamento: Como o Mapeamento de Perfil Comportamental pode otimizar a Gestão de Pessoas

Além do Recrutamento: Como o Mapeamento de Perfil Comportamental pode otimizar a Gestão de Pessoas

O mapeamento de perfil comportamental é uma poderosa ferramenta que tem o potencial de tornar a gestão de pessoas mais humana e assertiva, uma vez que identifica e compreende as combinações de perfil, bem como, evidencia o valor único do potencial de cada indivíduo para a organização.

Embora seja utilizado majoritariamente pelos profissionais de gestão de pessoas em processos de recrutamento e seleção, devemos ter em mente que as possibilidades de aplicação desse instrumento são diversas.

Vamos conhecer melhor esse recurso?

O DISC é uma metodologia baseada no trabalho do Dr. William Moulton Marston, para analisar o comportamento humano, baseado em duas dimensões: interna (percepção do poder pessoal) e externa (percepção do ambiente). 

Essas dimensões resultam em quatro fatores comportamentais: Dominância (como lida com problemas e desafios), Influência (como lida com pessoas e influencia os outros), Estabilidade (como lida com mudanças e ritmo), e Conformidade (como lida com regras e procedimentos). 

A combinação de intensidades entre esses quatro fatores, determinam o perfil comportamental de cada indivíduo. É importante ressaltar que não há perfil certo ou errado, apenas diferentes combinações que se adaptam a ambientes específicos. 

Pensando nisso, vamos explorar alguns exemplos de aplicabilidade da ferramenta, para que amplie nossa percepção do seu valor e contribuição nos diversos cenários organizacionais.

  • Construção de Equipes: A identificação de padrões comportamentais permite a construção de equipes de forma estratégica, através da análise de pontos fortes e pontos a melhorar de cada perfil, e as vantagens de combinações entre essas características em diferentes indivíduos, onde um pode fortalecer os ‘gaps’ do outro, o que potencializa a performance do time como um todo.
  • Treinamento e Desenvolvimento: O mapeamento de perfil comportamental contribui também para a elaboração estratégica de ações de T&D, pois, além de permitir a identificação das áreas de potencial e desenvolvimento, pode proporcionar melhor esclarecimento sobre as abordagens que serão adotadas com cada perfil envolvido na ação, tendo assim maior aproveitamento do treinamento ou capacitação.
  • PDI - Plano de Desenvolvimento Individual: O mapeamento de perfil comportamental também pode ser utilizado como ferramenta para desenvolvimento individual, servindo como um norteador dos pontos a serem desenvolvidos, conforme atrelado aos objetivos de carreira do profissional avaliado.
  • Gestão de Conflitos: Com o mapeamento dos perfis comportamentais, é possível identificar os diferentes estilos de interação e como cada indivíduo responde a situações de pressão, desafios e mudanças. Compreender essas diferenças auxilia a identificar fontes potenciais de conflito, bem como, adaptar a abordagem nas tratativas que surgirem dessa demanda.

Essas são apenas algumas das possibilidades que evidenciam a versatilidade da ferramenta, e as vantagens de sua aplicação, o que a torna indispensável quando se fala de uma prática de gestão de pessoas estratégica.

E você, consegue apontar outra utilização desse recurso na sua prática de gestão de pessoas? Compartilha com a gente!



Por Bruna Paio.


Vanessa Carvalho Rodrigues

Psicóloga CRP 24/04635 | Gestão de Pessoas | Performance | Desempenho | Business Partner

1 sem

Muito legal entender as várias formas de aplicação dessa ferramente que ajuda muito no dia-a-dia da gestão de pessoas! 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos