Alma Rugby: O Esporte como Ferramenta de Transformação Social
No esporte precisamos entender a diferença entre exaustão e superação. O autoconhecimento é fundamental e os excessos podem ter um custo muito alto.
Em cada competição se aprende a conviver com a decepção e com a realização.
As práticas esportivas trazem alegria, disposição e estilos de vida. Quando se trata de alto rendimento, os seus valores e a sua própria história fazem com que não se deslumbre demais e coloque tudo a perder.
No empreendedorismo também precisamos nos conhecer bem, tomar cuidado com o nosso bem — estar para não ficarmos exaustos e para não nos perdermos nas ideias.
Convivemos com a decepção das perdas e vibramos com cada conquista. Temos um grande time envolvido, seguimos regras e orientações de mentores.
O Giuliano Passini uniu a sua paixão pelo esporte com o empreendedorismo. Se inspire com a sua trajetória.
Propósito além do esporte
Giuliano — O esporte é uma ferramenta de educação, a minoria se torna profissional, por isso, é tão importante tirar ensinamentos desse meio.
Adotamos 5 valores:
INTEGRIDADE, DISCIPLINA, RESPEITO, COLABORAÇÃO E DIVERSÃO.
A integridade é o melhor caminho para conhecer-se e para alcançar objetivos.
Todo treino é repetitivo, requer disciplina. Sem isso na vida poderíamos ficar doentes e demorarmos mais para atingirmos as nossas metas.
O esporte une, desenvolve pessoas, gera oportunidades, proporciona experiências únicas. Ajuda na saúde do corpo, da mente e traz lições valiosas.
Apoiar o esporte é transformar vidas. Quantos jovens sem metas encontraram no esporte mais do que uma paixão, um novo caminho.
Quantas crianças sem muitas opções para o lazer puderam dedicar o seu tempo e usar toda a energia acumulada. Além de encontrarem diversão e fazerem novas amizades.
Idosos com excesso de tempo ocioso puderam ter uma vida mais ativa, saudável e se alegrarem com algo tão prazeroso.
O esporte é para todos.
O começo da Alma Rugby
Giuliano — Sempre quis empreender, fazer algo com a minha cara. Ao parar de jogar, queria devolver ao rugby tudo o que recebi.
Ao mesmo tempo, o rugby no Brasil estava crescendo e muitos “boleiros” chegavam querendo fazer “sucesso” sem entender os valores e a cultura do esporte.
Achei isso uma ameaça ao futuro do rugby no Brasil e comecei a ALMA RUGBY para mostrar para quem está chegando o que é esperado deles como atletas e também para os novos fãs o que é o rugby.
Eles precisam entender o esporte, as regras, mas principalmente a cultura.
Existe uma história por trás de cada esporte, significados e vidas transformadas por meio dessa prática. Não é só uma forma de ganhar dinheiro e ter a possibilidade de fazer sucesso. O esporte é exigente, traz valores, estratégias e regras.
Giuliano — Criei o que chamo de “caminho da vitória”. Usamos esse caminho como base das aulas da ONG que iniciei também em 2014.
Os resultados na vida das crianças são fantásticos. Temos alguns bons exemplos e acredito que esse caminho sirva para todos, empreendedores principalmente.
Mas também pais, familiares e todos aqueles que querem melhorar, seja como pessoas ou como empreendedores.
Na verdade não sei se existe diferença. Melhores pessoas serão melhores empreendedores, assim como melhores pessoas são com certeza melhores jogadores de rugby.
Não adianta buscarmos objetivos cegos em detrimento do que nos torna humanos. As indicações acontecem principalmente pelo o que essas pessoas são, mais do que trazem.
Podemos ajudar o outro a desenvolver competências, mas só ele é responsável por seu caráter. Ser uma pessoa boa é onde começa o sucesso.
Motivações do nosso entrevistado
Giuliano — Vontade! Dedicação, persistência, uma certa teimosia. Paixão pelo que faço e desejo enorme de transmitir lições e exemplos para quem se conecta com a gente.
Uma certa teimosia e paixão sempre foram fundamentais no empreendedorismo. Insistir em acreditar em nós, nas nossas ideias e no melhor nos aproximam de nossas conquistas.
O melhor de tudo é poder transmitir aprendizados e outras coisas boas para as pessoas. Isso torna a nossa marca mais lembrada e traz uma satisfação imensa.
Se você gostou desse artigo, não deixe de ouvir a entrevista na íntegra no nosso Podcast Octanage . Nos vemos por lá!
Sobre o Octanage
É um Podcast com entrevistas e dicas práticas para todo empreendedor.
O Octanage nasceu para deixar o empreendedorismo mais perto das pessoas. Nosso objetivo é inspirar uma multidão ao redor do mundo a empreender melhor e a não desistir.
Siga o Octanage PodCast no Spotify, Deezer, Apple Podcast, LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter
VINX Digital
VINX é uma agência de marketing digital com o foco em ajudar pequenas e médias empresas a expandirem sua presença digital e a atingirem os seus objetivos.
Eu lidero a agência a partir de experiências anteriores em ter administrado e construído as minhas próprias empresas desde o início. Atrelado ao sucesso de ajudar outros empreendedores a atingir o sucesso no Brasil e depois no Reino Unido.
Acredito que para ter sucesso em levar as principais técnicas para outros negócios, é preciso entendê-los com profundidade. Construir e manter o relacionamento, celebrando as conquistas, aprendendo com as falhas. Adaptando e melhorando o que fazemos. JUNTOS!
Algumas agências costumam oferecer soluções prontas, sem se preocupar com a distinção de cada negócio. Fazem apenas pequenos ajustes no que já foi feito para outros. Presumem que os seus clientes tenham o completo domínio das mídias digitais e disponibilidade de tempo para a criação do seu próprio conteúdo.
Mas isso não é verdade. Dessa forma, criei o VINX para ser diferente.