Amazon e Walmart continuarão sendo protagonistas no varejo em 2019.
A NRF 2019 está chegando e quem deverá continuar chamando a atenção dos participantes e do mercado são as duas grandes varejistas americanas Amazon e Walmart.
No ano passado, ambos lutaram por aumento na participação de mercado, onde cada um procurou fechar a lacuna em relação à outra: a Amazon, por exemplo, está aumentando sua capacidade física para competir com a rede de lojas do Walmart, enquanto este, investe em em entrega, retirada, checkout sem caixa e crescimento de seu mercado on-line de mais de 1.100 marcas.
Para o fundador da empresa de capital de risco Loup Ventures, Gene Munster, este duopólio influenciará o modo como os novos e emergentes varejistas desenvolvem estratégias para alcançar mais clientes.
Dentre as principais forças que continuarão moldando o varejo em 2019, segundo Gene Munster, teremos:
- As lojas físicas avançando em seu papel de transmitir experiências aos consumidores, com aumento da automação no ambiente;
- Na questão logística, tornar as entregas mais rápidas, com mais itens e muito investimento em tecnologia para atender a estas demandas;
- Aumento da participação de marcas próprias nas grandes redes;
- Continuação das aquisições pelas líderes de mercado, como por exemplo, o Walmart adquirindo empresa com forte presença on-line e a Amazon em empresas com forte presença física para ampliar o número de lojas e chegar perto do seu maior rival.
O desafio continua a ser grande pela liderança de mercado, o que se torna positivo , pois acaba forçando os demais players e aumentar seus investimentos em melhorar serviços e experiências aos consumidores.
Vamos acompanhar o resultado das plenárias da NRF 2019 que inicia neste domingo (13/01) e ver o desdobramento destes e de muitos outros temas.
Fonte: NRF (National Retail Federation)