Americanos vão às urnas com o destino do mundo no boletim de voto

Americanos vão às urnas com o destino do mundo no boletim de voto

Os americanos vão esta terça-feira às urnas para o dia final de votação para as eleições que vão decidir o rumo do país, mas também da geopolítica mundial. Há muito em jogo para a Europa, e por arrasto, para Portugal. A guerra na Ucrânia, a garantia de segurança do Continente ou as relações comerciais entre os dois blocos seguirão um rumo muito diferente dependendo de quem chegar à Casa Branca. Dois ex-ministros dos Negócios Estrangeiros e dois ex-secretários de Estado traçam as consequências de uma vitória de Donald Trump ou Kamala Harris.

“Não creio que os resultados das eleições nos EUA tenham um impacto especial em Portugal, individualmente, mas através da relação com a Europa afetará imenso. Não vale a pena dourar a pílula. A relação entre os Estados Unidos e a União Europeia será uma coisa com Harris e outra com Trump. E com Trump será muito mais problemática, difícil e com menos pontos positivos”, afirma João Gomes Cravinho, que foi ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros nos governos de António Costa.

Leia mais aqui

Harris ou Trump? Investidores votam na estabilidade

Analistas estão a antecipar que nenhum dos candidatos vai conseguir dominar o Senado e a Câmara dos Representantes, o que vai forçar cedências. Um cenário que agrada aos investidores.

Dona do Intermarché vende 49% da sociedade que detém os supermercados por 120 milhões

Grupo Mosqueteiros prepara-se para vender à Leadcrest Capital Partners uma posição minoritária no fundo imobiliário que tem 245 lojas em todo o país, num negócio avaliado em 120 milhões de euros.

Prolongamento da concessão da Fertagus “poupa” 5,5 milhões ao Estado

A concessão da Fertagus foi prolongada até março de 2031, como resultado do REF pedido pela concessionária do comboio da Ponte 25 de Abril, para compensar a quebra de receita nos anos da pandemia.

“Com IA, a função dos professores será mais a de inspirar os alunos”. Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. É esse o valor que dá título a este podcast que se debruça em entrevistas quinzenais sobre os temas mais quentes do mundo do trabalho.

Capacidade turística na serra algarvia dispara com investimento neerlandês de 175 milhões

Já com aval camarário, o projeto Alma de São Brás adicionará 908 camas a um município que hoje supera em pouco as 1.100. Promotor procura investidor e empresa para exploração de hotel e alojamentos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ECO

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos