Amigos do Mercado (parte 02)
Fico muito feliz que o relato simples, com seus devidos erros de ortografia e concordância tenha agradado os que me viram contar aqui os primeiros passos do Amigos do Mercado, uma história que de certa forma passa pelos muitos que ajudaram o grupo a acontecer e seguir ativo até hoje.
Tínhamos parado ao final de 2017, quando fizemos o Prêmio Amigos do Mercado, o maior dos nossos eventos, que teve diferencial e a ousadia de apontar respeitosamente o holofote aos profissionais do dia a dia, não de forma apartada, mas sim junto com os líderes do mercado, no mesmo evento, no mesmo palco. Um interessante elogio coletivo feito do mercado pro mercado. Colocamos em pé um evento com um encontro presencial, uma festa de premiação e milhares de pessoas virtualmente participando, 4 empresas apoiando (Inarco, Metrô News, CreativosBR e Pullse), tudo isso sem movimentar R$ 1. Foi muito legal. Desta forma o reconhecimento do profissional se somava as ações de networking, emprego, troca de contatos e compartilhamento de notícias, os próximos passos seriam iniciativas mais efetivas sobre conteúdo e uma nova reflexão do que éramos e onde queríamos chegar.
Grupos em ebulição constante, happy hours, eventos e muita repercussão; 2018 chega me dando trabalho para explicar que a iniciativa não me ocupava tanto assim, nem sempre entendiam que uma coisa que nunca nos faltou foram pessoas querendo nos ajudar, dispostas a colocar a mão na massa pras coisas pra acontecerem. Uma outra explicação difícil era a quando nos perguntavam o que era o Amigos do Mercado, foi necessário sentar e bater um papo sobre o que queríamos ser e onde queríamos chegar.
Foi em um almoço no Pirajá do shopping Eldorado que eu chamei o Delen pra esta conversa, que acabou terminando em uma visita a IWM do Murilo em uma noite qualquer. Existem empresas que em algum momento da sua história precisam parar pra entender qual é seu propósito, com a gente foi o contrário, o propósito de tentar tornar o mercado mais amigável já estava rolando, precisaríamos parar pra entender o que seríamos. Uma ONG chegou a ser uma opção avaliada, entidade sem fins lucrativos tb, tudo muito burocrático com suas atas e estatutos, deu preguiça. Nova economia bombando, o Amigos do Mercado crescendo de forma escalável, taí, vamos virar uma startup. =)
Até chegamos a conversar com possíveis investidores, não rolou rs, alguns não viram vantagem, enquanto outros queriam (de forma justa) monetizar rápido, mas era o que queríamos, era tão interessante não fechar os olhos pra coisas legais que surgiam e não necessariamente visavam o lucro que acabamos seguindo com já estávamos, foi libertador. Chamamos pra brincadeira o Filipe Crespo que já tinha realizado praticamente sozinho a festa de premiação do ano anterior e o Luciano Ottaviani que organizava o Publichopp, formavam-se ali “os idealizadores”. Logo notamos que faltava uma mulher e alguém de marketing (cliente) pra equilibrar as coisas, ambas necessidades resolvidas no convite da Camila Quina, então no iFood, que topou na hora.
As coisas seguiam acontecendo, vagas bombando, galera trocando contatos, vez ou outra alguma notinha nossa saia nos veículos do trade e discussões interessantes rolavam nos grupos, numa dessas, no Whatsapp Gestores um papo rico sobre dados chamou a atenção do Luca Cavalcanti do Bradesco, que nos conectou ao Thonon Jr e Bob Wollheim para pouco tempo depois fazermos nosso primeiro evento de conteúdo, o Data Summit (jajá falaremos melhor sobre ele).
Tudo rolava rápido demais, eu almoçava com os idealizadores uma vez ao mês, dividíamos algumas tarefas e via Whatsapp as coisas iam nascendo... no ritmo do 1, 2, 3 e já, feito. Muitas vezes as iniciativas nasciam dos membros dos grupos, assim foi por exemplo a nossa liga no CartolaFC, na véspera da primeira rodada do Brasileirão 2018, o Allan Barros me chama no Whatsapp e pergunta se não teríamos uma liga pra confraternizarmos, ele ofereceu uma TV Samsung Oled 55”de prêmio, feito, nasce ali nossa Liga Amigos do Mercado patrocinada pela PULLSE e um novo grupo de Whatsapp pros publicitários falares de forma mais descontraída sobre futebol; resolvido também o problema das discussões sobre futebol que vez ou outra nascia nos grupos, tínhamos um lugar pra isso agora. rs
Era empolgante ver o grupo crescendo, ao mesmo tempo que era divertido com happy hours e o CartolaFC, coisas simples como uma pasta publica de organogramas rolava enquanto aumentava o volume de pessoas que declaravam já terem sido contratadas pelas vagas que viram no grupo, era incrível, isso tornava o negócio verdadeiramente relevante. Seguíamos firmes, e sem faturar R$ 1 rs, mas a satisfação da realização e os acessos que eu passava a ter faziam valer muito a pena. Não raras eram as vezes que me perguntavam porque fazer tudo isso e não ganhar nada, louco como as pessoas linkam ganhos sempre ao dinheiro, eu ganhava muito, só não era dinheiro.
Já era tempo de termos um projeto de conteúdo, magicamente fomos convidados a participar de um evento que já nascia grande e estava praticamente pronto, com a cara do Amigos do Mercado. Fui apresentado ao Thonon Jr e ao inovaBra que de antemão já cederam o espaço e toda a infra, colocaríamos em pé um evento de uma manhã estendida, com mais de quarenta palestrantes (de primeiríssima qualidade), auditórios simultâneos, centenas de participantes em um evento gratuito e transmitido ao vivo pela VOCS. O Bob Wollheim, um cara que tempos atrás eu conhecia só pela TV e sua trajetória de sucesso na publicidade, estava a frente disso e já veio com um projeto pronto, montado e gentilmente nos deixou surfar a onda juntos, participamos da escolha dos palestrantes, abrimos as inscrições pra todos as nossas redes e assinamos o evento lado a lado. Just A Litle Data, Bradesco e Amigos do Mercado, foi incrível! Tão legal ver o crachá do evento com a nossa marca rs. Meses depois rolaria a 2ª edição, pra tornar isso tudo ainda mais especial, a convivência ainda fez do Bob e Thonon meus amigos de verdade. (a 3ª edição já está em planejamento)
O ano de 2018 já caminhava para o fim, o Prêmio Amigos do Mercado precisava mostrar que veio pra ficar, não adiantava fazer uma nova edição, era preciso crescer e inovar, sem deixar de ser divertido, democrático e descolado. Seria o nosso primeiro projeto com patrocínio, isto viabilizaria uma produção mais profissional e poderia gerar recursos para novas maluquices que estariam por vir. Nosso evento precisaria continuar sendo aberto para todos votarem, com todos tendo a chance de serem indicados e todos podendo gratuitamente participar da festa, pra bancar isso montamos cotas super convidativas, tanto que as primeiras foram compradas pelos próprios idealizadores, CreativosBR e IWM assinam os primeiros cheques, com isso o Amigos do Mercado passa a ter um CNPJ.
Precisávamos juntar os vencedores, finalistas e gestores do ano anterior para apresentarmos as inovações que pensávamos para a 2ª edição do prêmio, além é claro de e ouvir deles quais foram suas experiências e caminhos possíveis de melhorias. Tocar um projeto paralelo que não pode invadir o dia a dia não é mole, mesmo contratando uma produtora free-la, não eram raras as vezes que as noites e as horas que antecedem o expediente comercial eram ocupadas pela organização das coisas, tanto que esta conversa aberta sobre o premio acabou rolando em uma noite na Editora Globo, em uma sala gentilmente viabilizada pelo amigo Ciro Hashimoto, seria a primeira de muitas parcerias com ele. Neste bate papo lançamos o projeto, decidimos juntos acrescentar as categorias RH, estagiário e BI, além de alinharmos alguns pontos e apresentarmos o plano das cotas, alguns alí mesmo já confirmaram patrocínios e apoios, entre eles o Facebook. (amigo, olha isso, o Facebook estava com a gente nessa, que loucura)
Relembrando um pouco como funciona o prêmio, a primeira etapa é uma consulta geral aos nossos membros do grupo fechado no Facebook, naquele momento com 20 mil membros, o objetivo é elegermos os 100 gestores de referência no mercado, os mais próximos ao dia a dia das pessoas que fazem o mercado publicitário acontecer. Uma eleição super simples, todos convidados a marcar 10 gestores através de comentário em um post nosso. Os 100 mais votados, sendo 30 anunciantes, 30 agencias, 30 veículos e 10 outros, formariam os Top100. Já pensando em uma inovação divertida, não me contive e enviei uma mensagem ao Henrique Collor da RedeTV as 07h da manhã, estes eram nossos horários. rs A ideia era tornar a divulgação dos Top100 um momento especial e diferente, com a cara do Amigos do Mercado. Que tal dez celebridades de uma emissora de TV contando como funcionava o prêmio e cada um deles revelando dez dos cem gestores que indicariam os finalistas, terminando com um convite para o encontro dos gestores em um happy hour na emissora? Collor embarcou na nossa empolgação, fez acontecer e ainda conseguiu nos ajudar com uma cota de patrocínio. (vejam este vídeo em nosso canal do YouTube é sensacional rs)
Em meio a tudo isso a Camila Quina sai do iFood e decide tirar alguns meses para exercer o papel mais lindo da sua vida, curtir sua gravidez. Deixa também sua posição como idealizadora do Amigos do Mercado e cede o lugar que tempos depois seria ocupado pela Chris Marinheiro, amiga que desde a primeira edição do prêmio e outras iniciativas nossas estava sempre conosco.
De volta ao prêmio, enquanto o Collor nos ajudava com a parceria da RedeTV acionamos mais um amigo com outra maluquice, após os gestores escolhidos, homenageados no vídeo, depois do happy hour e da escolha dos finalistas precisaríamos criar um momento especial pra divulgação da shortlist. Ah, não posso deixar de registrar, no happy hour na RedeTV, foi legal demais e ainda tive a oportunidade de apresentar o funcionamento do prêmio no palco do Mega Senha, que honra!
A maluquice foi sugerida ao Ciro, era divulgar a shortlist colocando os finalistas na capa do jornal O GLOBO, em 150 exemplares promocionais enviadas diretamente aos finalistas, 10 finalistas em cada uma das 15 categorias, festa nas recepções, departamentos de mídia, criação, rh ... festa nos veículos, clientes, nas universidades ... tudo isso simultaneamente, na mesma manhã e ainda convidaríamos todos para uma festa na Webedia, a operação que parecia simples (mas não era rs) foi lindamente realizada pela Ivoire, lá sortearíamos cursos da ConvergeYou, mais quatro patrocinadores de peso para o nosso projeto.
Tudo foi rolando de uma maneira muito legal, Inarco, Seedtag e Provis eram patrocinadores que também estavam com a gente nessa, o engajamento do projeto é sensacional, como a maioria dos finalistas estão na linha hierárquica até gerente, muitos vivem conosco a primeira de muitas indicações a um prêmio, são talentosos profissionais do dia a dia, da vida real da publicidade. Voto aberto e publico, galera unida em campanhas divertidíssimas, com jingles, memes e famosos apoiando, tudo num clima de muita diversão. Alguns até entram na pilha competição, mas sem perder o clima de uma grande brincadeira.
Votação encerrada, partimos pra celebração, os que foram mais rápidos no gatilho conseguiram garantir o lugar na festa com 200 pessoas, open-bar, com DJ e ativação de salão de cabeleireiro com a B.Drops. Aproveitamos a festa pra entregar a TV ao Marcio Falbo que mitou em nossa Liga do Cartola.
Emoção, reconhecimento e uma apresentação bem desastrada feita por mim (prometo que este ano teremos um MS de verdade rs). Teve risada, choro de alegria e homenagens, inclusive ao premiado in memoriam Sr. Altino de Barros.
Desta vez eu já invadi a 4ª página do Word, vai ter que rolar um terceiro texto. rs
Ainda preciso contar a vocês como foi a chegada da Sophia, dos grupos regionais em Minas Gerais, Brasília, Rio de Janeiro e Litoral Paulista. Pode ser amigos? =)
Obrigado aos que chegaram até aqui.
Comercial - Empreendedor Sociis Media Hub e Midia Mobi
5 a👏👏👏👏👏