Amigos, motivação e um novo projeto em Tóquio!
Desde abril deste ano aceitei o desafio de ir para Tóquio e assumir uma vaga de estágio no departamento de marketing de uma empresa multinacional pelo período de 6 meses. Minhas expectativas para a vaga não se cumpriram...e eu estou absolutamente feliz por isso! Vou explicar o motivo neste post!
Eu estava abrindo mão da companhia da minha namorada, família, amigos, atrasar minha graduação e gastar minhas economias com os custos de passagem, seguro e passaporte. Mas ao mesmo tempo eu estava realizando um sonho! Sempre fui fascinado pela cultura japonesa, sempre quis morar no exterior e construir um repertório multicultural, muitas conexões, conhecimento de negócios pelo mundo. Eu sabia que uma experiência internacional me traria mais perto deste objetivo.
A vaga para qual fui selecionado abordava todos os tópicos que quero desenvolver como profissional: inovação, desenvolvimento de novos negócios e gestão da mudança. Eu tinha a qualificação ideal, experiências prévias e fit cultural com a empresa. Me senti como se estivesse predestinado para a vaga! Com enorme alegria e motivação cheguei no Japão e logo nos meus primeiros dias comecei a realizar planos para replicar minhas experiências anteriores no novo time. “Vou desenhar um workshop sobre empatia, o pessoal vai desabafar sobre seus temores, mas vão se sentir protegidos e se unir para uma causa comum. Vou ligar a empatia com foco no usuário e conduzir o pessoal num design sprint para fazer a cocriação de um programa de inovação novinho em folha”. Foi isso que eu pensei e eram essas as contribuições que eu imaginei que realizaria para meu novo time. Eu não consegui realizar esses projetos da forma que eu queria. Por outro lado, eu aprendi muito durante os últimos 5 meses. Dessa forma, embora eu não tenha tido a oportunidade de validar minhas experiências em práticas de inovação (ao menos não da maneira que imaginava), coloquei como objetivo focar em autoconhecimento e planejamento para o futuro durante esse período.
Com o choque de cultura, principalmente ligada à ausência de flexibilidade e dinamismo que estava habituado no Brasil, veio um período de desmotivação. Que felizmente, consegui dar um fim graças à uma fórmula que mistura relacionamentos com significado, diversidade, criatividade e determinação. De forma breve, formei um time junto com Alex e Moe, estagiários do mesmo departamento. Alex veio da Alemanha após trabalhar em uma startup na área de mobilidade, possui um fantástico senso analítico e adora trabalhar com dados e ainda assim tem soft skills fantásticos. Moe nasceu na Alemanha e tem pais japoneses, embora esta seja sua primeira experiência profissional, ela apresenta uma maturidade absurda e impacta em todos os projetos que participa. O que começou com um grupo de estagiários realizando tarefas em conjunto se tornou um time de amigos com grande potencial criativo capazes de realizar projetos de grande complexidade! Criamos o espaço que nos traz motivação. Praticamos feedback, trocamos experiências e crescemos juntos.
Em uma pausa para o café surgiu a frase: “Nossas conversas são muito produtivas, deveríamos criar um podcast”. Não hesitei em aceitar! Criar um podcast é algo que sempre achei interessante, mas nunca realmente tive a motivação de começar, mas com amigos na jogada tudo parecia mais empolgante!
E eis que surgiu o M.A.D. AM. Um podcast para compartilharmos nossas experiências e observações de outsiders vivendo em Tóquio.
O aprendizado tem sido enorme com este projeto! Como iniciantes, tivemos diversos desafios para superar. Mas, nunca tive ideia de como é divertido aprender sobre WordPress, HTML, SEO, Google Analytics, edição de áudio, etc! Começamos com um iPhone e uma ideia na cabeça. E hoje me sinto orgulhoso de ter tirado a ideia do papel, de buscar novas ferramentas, de trabalhar como um time e de poder compartilhar uma conversa divertida para o mundo ouvir.
Compartilhei o pano de fundo da história deste podcast e gostaria de convidá-lo para dar um pulo lá, ouvir e nos deixar um feedback. Nossa motivação e interagir com pessoas diferentes, aprender e continuar crescendo!
· Se você está desmotivado, mas sabe o que quer. Procure criar as condições ideias para você. O primeiro passo é buscar pessoas que pensam igual a você e criar sua própria rede, sua própria “tribo”. Hierarquias e departamentos existem, mas isso não significa que criar conexões ou realizar projetos paralelos entre grupos diversos seja impossível!
· Se você é gerente, CEO, RH, ou tem uma posição que permita tomar decisões para engajar pessoas, pense em ações que vão permitir a criação de conexões entre associados. Um exemplo é a iniciativa Working Out Loud de John Stepper.
· Se você tem curiosidade sobre como é viver no Japão, aproveite para conferir esse projeto caseiríssimo, mas feito com carinho, M.A.D. AM Podcast. Se gostar manda um alô e compartilhe em suas redes, isso vai nos deixar muito felizes! :D
Estagiário na Banco do Brasil
6 aBoa Douglas, você merece!
Developing people to GLOW!
6 aParabéns, Douglas!