Análise de Perfil Comportamental - Metodologia DISC
Peter Drucker afirma: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Isto nos leva ao questionamento sobre qual estilo de profissionais desejamos ter em nossas organizações. Cada pessoa tem um perfil predominante que influencia seu comportamento. E, consequentemente, este comportamento influencia no trabalho.
Todos os profissionais possuem um ou dois estilos dominantes, podendo possuir características mais acentuadas em até três estilos comportamentais. Porém todos buscam e estão inclinados ao sucesso, o qual poderá ser acelerado exercendo funções que condizem com o seu perfil.
A sigla DISC surgiu com os experimentos de William Marston, PhD em Psicologia da Universidade de Harward, para medir os estilos comportamentais. A sigla representa os termos em inglês dos quatro comportamentos, classificados como: Dominante, Influente, Estável e Analítico.
As principais características de cada estilo são:
- Os profissionais que apresentam o perfil dominante são focados nas tarefas e nos resultados, são firmes e decididos, sabem comandar, são competitivos, audaciosos e independentes, não se adaptam a tarefas estáticas e necessitam constante variação.
- Já os influentes são extrovertidos e práticos, amigáveis e acessíveis, possuem bons relacionamentos por serem comunicativos e conversadores, entusiasmados e emotivos.
- Os estáveis, por sua vez, são introvertidos e teóricos. Possuem como principais características o equilíbrio, a perseverança e compreensão. São bons ouvintes e adotam postura conservadora e de lealdade. São também calmos, pacientes e prestativos.
- Por fim os analíticos apresentam grande necessidade de segurança. Apresentam grande tendência ao perfeccionismo. Sendo exigentes com a qualidade são ao mesmo tempo organizados, sistemáticos, específicos e minuciosos. Uma das grandes características é a autodisciplina. Tendem a ser retraídos e discretos.
Analisando as características de cada perfil conclui-se que a importância da avaliação do perfil comportamental nas organizações apresenta benefícios no momento da contratação, na construção de equipes, nas relações interpessoais, remanejamento e promoção do autoconhecimento. Não se correrá, por exemplo, o risco de contratar um profissional estável para o setor de vendas.
Mapear as tendências comportamentais significa obter, em tempo real e de forma precisa uma gama de informações que serão determinantes para contratar o profissional certo para o lugar certo, fazendo a coisa certa, maximizando produção e produtividade, enfim, auxiliando o gestor a obter do profissional aquilo que ele tem de melhor.
Hugo Edgar Ludke
Master Coach
(61) 8364-3940
Transformando marcas em gigantes: estratégias criativas e resultados reais para marcas do agro e além dele
8 aEu gosto muito dessas análises de perfil! Quando fiz meu DISC, identifiquei que sou um perfil iD e as descrições e análises feitas foram e continuam sendo muito úteis para o meu desenho de carreira. ;)