Análise Histórica da Rentabilidade das Seguradoras - Allianz

Análise Histórica da Rentabilidade das Seguradoras - Allianz

Pessoal, Há alguns dias atrás fiz um post, que gerou algumas reclamações, pois disse que não conseguia entender porque algumas seguradoras, mesmo perdendo dinheiro (em alguns casos muito dinheiro!) insistiam em seguir operando no mercado segurador brasileiro. Essa predileção pelo prejuízo crônico levou a um fenômeno que só existe no nosso mercado. As seis primeiras seguradoras (Bradesco, BB, Caixa, Porto, Zurich/Santander, Itau) no ranking de prêmio concentram 80% de todo o lucro do mercado! Assim, resolvi abrir o número de lucratividade de algumas seguradoras do mercado para tentar entender individualmente se existe alguma lógica nessas estratégias.

Seguindo uma ordem alfabética, comecei pela Allianz. A análise é muito simples. Olhei nos balanços públicos da seguradora, disponibilizados pela SUSEP no seu site, e procurei os valores dos patrimônios líquidos e dos resultados de 2011 a 2020 e abri uma coluna mostrando essa relação. Na tabela aparece também uma coluna com a taxa Selic de cada ano. Como todos sabem, o Patrimônio Líquido é o dinheiro que está livre para o acionista. Se a seguradora começa a apresentar resultados ruins, e o acionista não aporta novos valores na empresa, o patrimônio líquido vai diminuindo.

No caso da Allianz, vemos nos anos de 2011, 2012 e 2013 uma excelente performance com taxas de resultado acima da Selic! Agora, entre os anos de 2014 e 2016 foi o caos! A seguradora perdeu 150% do seu patrimônio em três anos! Após um enorme aporte de capital a seguradora teve perdas menores entre os anos de 2017 e 2018 e em 2019 colheu os frutos de todas as medidas de saneamento e mostrou um resultado excepcional de quase 27% sobre o PL! Em 2020, após a compra da carteira de Auto da Sul América, mostrou toda a força de ser o maior grupo segurador do mundo e fechou 2020 com um Patrimônio Líquido de quase R$ 5 bi! O resultado foi ligeiramente negativo, mas é natural que depois de todo o esforço para digerir essa nova carteira que a seguradora apresentasse um resultado ligeiramente negativo.

Apesar de todos os percalços vividos pela seguradora entre 2017 e 2019, a meu ver há uma política clara de brigar de igual para igual com as gigantes do mercado e figurar em muito pouco tempo entre as 5 primeiras seguradoras tanto em termos de faturamento como lucratividade. (os valores na tabela estão em milhoes de R$)

Link para os balanços considerados --> https://lnkd.in/dZTqxYV

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#allianz #balançoseguradora #rentabilidadeallianzbrasil


Rafael Marani

Head Of Product | Superintendent of Agribusiness and Equipaments | Insurance Industry | Writer

3 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcos Ferreira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos