Análise Preliminar de Riscos | [Des]complicando | Parte 04 de 120

Análise Preliminar de Riscos | [Des]complicando | Parte 04 de 120

A sigla APR costuma ser muito usada no cotidiano dos alunos e trabalhadores da área de saúde e segurança no trabalho. Mas nem todos sabem da real importância da Análise Preliminar de Risco para o ambiente de trabalho. Para que você fique melhor informado sobre a importância da análise preliminar de risco e todos os fatores que envolvem esse documento não deixe de ler esse artigo e saiba mais sobre esse assunto.

O que é APR?

A Análise Preliminar de Riscos (APR) consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo projeto ou sistema, com a finalidade de se determinar os possíveis riscos que poderão ocorrer na sua fase operacional ou melhor corresponde a um documento que abrange uma técnica de avaliação prévia sobre os riscos envolvidos durante a execução do trabalho.

Na verdade essa técnica representa o detalhamento de cada etapa que o profissional, em seu respectivo cargo, deve executar e nesse detalhamento estão expostos os riscos inerentes a cada uma dessas etapas.

Para que Serve uma APR?

O intuito é a busca e investigação dos riscos que os sistemas envolvidos podem causar. Assim tem-se a oportunidade de modificar o projeto ou a concepção do sistema com o objetivo de eliminar ou reduzir o risco. Como um amigo meu projetista sempre diz: “Enquanto está no papel está barato". Imagina que se observa uma máquina inicialmente projetada com movimento vertical e que existe um risco de queda de um dispositivo quando houver a queda de energia, e sendo possível você muda a concepção e transforma a máquina com movimento horizontal. Assim está eliminado este risco.

APR tem sua importância maior no que se refere à determinação de uma série de medidas de controle e prevenção de riscos, desde o início operacional do sistema, permitindo revisões de projeto em tempo hábil, com maior segurança, além de definir responsabilidades no que se refere ao controle de riscos. Para compreender melhor a importância da análise Preliminar de risco é preciso inicialmente entender quais são os objetivos dessa técnica, ou seja, quais são os motivos pelos quais ela deve ser implementada no ambiente de trabalho.

  • Realizar a identificação dos riscos;
  • Orientar os profissionais quanto aos riscos presentes nas tarefas desenvolvidas no ambiente de trabalho;
  • Determinar procedimentos que sejam mais seguros para o colaborador;
  • Planejar a execução das ações no trabalho;
  • Executar suas atividades de maneira organizada e segura;
  • Promover ações que visam a prevenção de acidente do trabalho Ex: (evitando uma emissão de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • Procurar sensibilizar os profissionais quanto aos riscos que existem durante a realização de suas atividades laborais.

A elaboração e aplicação da APR deverá ser responsabilidade de um profissional com conhecimento na área de segurança do trabalho. Este profissional deverá ainda conhecer os ambientes em que as atividades serão executadas, bem como os riscos específicos existentes em cada um deles.

Embora não haja nenhuma norma que defina como ela deve ser documentada, alguns elementos são de importância fundamental para garantir o atendimento das necessidades de segurança da empresa.

Exemplo:

  • nome e função dos responsáveis pela aplicação da APR;
  • nome da empresa;
  • data de aplicação da análise;
  • tarefa (ou função) a ser executada e sua descrição;
  • riscos detalhados do trabalho a ser exercido;
  • descrição dos EPIs e EPCs necessários para a realização da tarefa analisada;
  • normas de segurança a serem adotadas.

Desenvolvimento da APR

Para elaborar a APR é preciso realizar um estudo prévio e minucioso sobre as condições de trabalho. Também é essencial que se faça uma visita ao ambiente onde as atividades serão executadas pois dessa forma é possível obter mais informações sobre o serviço e assim engrandecer ainda mais o desenvolvimento da APR. A colaboração dos trabalhadores na realização da APR é fundamental para que os mesmos entendam melhor os processos de trabalho e os riscos que existem durante a execução das atividades. Da mesma forma que ocorre em todo processo de avaliação, a APR também deve ser constantemente aperfeiçoada para garantir que os riscos no ambiente de trabalho sejam solucionados, mantendo a qualidade do serviço e a integridade fisica do trabalhador.

A implementação da APR é de suma importância, pois através da elaboração desse documento, tanto a empresa quanto o trabalhador, ficarão tranquilos quanto a ausência de riscos no ambiente de trabalho, ou no caso de haver algum risco, este já terão sido previamente analisados e solucionados por meio da adoção de medidas de controle.

Objetivos da APR

- Identificar os riscos;

- Organizar as etapas de trabalho;

- Determinar procedimentos seguros;

- Prevenir acidentes de trabalho;

- Instruir os funcionários sobre os riscos envolvidos.

Benefícios da APR

- Ambiente de trabalho mais seguro;

- Diminuição do número de acidentes;

- Diminuição dos riscos para o trabalhador;

- Redução de multas devido empresa estar de acordo com as NR's;

- Profissionais mais preparados para realizar suas atividades.

A APR é um procedimento que pode ser feito em diversas atividades, não só as que expõem seus funcionários a perigos e riscos de lesões. Trata-se de uma análise preliminar, feita de forma preventiva.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos