2024 o ano da Frustração

2024 o ano da Frustração

O ano de 2023 foi marcado pela intensa migração das empresas para o mundo Data-Driven. O conceito de Indústria 4.0 dominou as discussões em diversas indústrias. Além disso, observamos um avanço significativo no ChatGPT com sua versão 4. Paralelamente, no vácuo da OpenAI, o Google trabalhou muito bem com o Bard. Esse cenário motivou muitas indústrias, que ainda não tinham uma infraestrutura 3.0 sólida, a se aventurarem no universo 4.0. Não falor aqui apenas do setor industrial, mas também empresas de diversos segmentos que aderiram ao mundo 4.0, impulsionadas pelo hype do termo. Tornou-se comum empresas afirmarem ter inteligência artificial em seus ambientes de negócios, e muitas pessoas passaram a adotar o discurso de tomada de decisões baseadas em dados, mesmo sem um conhecimento básico em estatística.

Como resultado, houve um aumento no interesse por Machine Learning, com uma demanda crescente em todos os segmentos. No entanto, para tomar decisões baseadas em dados, treinar modelos de Machine Learning ou operar redes neurais brabas, é preciso um volume considerável de dados bem estruturados e prontos para serem consumidos. Durante essa jornada, muitos perceberam a necessidade de melhor estruturação de redes, investimento em infraestrutura e saída da zona de conforto. Apenas funcionar não é suficiente; é preciso confiabilidade.

Atualmente, a maioria das empresas está nesse estágio, o que é evidenciado pelo aumento de vagas para Engenheiros de Dados, superando até as vagas para Cientistas de Dados. O desafio inicial para esses pioneiros no mundo dos dados é justificar investimentos em infraestrutura, que não trazem melhorias imediatas na performance dos processos, para os gestores e superiores. Estamos falando de redes, servidores, bancos de dados e máquinas robustas. Sem isso, prevalece o princípio de 'garbage in, garbage out'.

Empresas que queimaram a etapa de estruturação agora têm menos tempo para demonstrar resultados efetivos nas áreas de dados, o que pode frustrar aqueles com uma visão mais imediatista. Por outro lado, empresas que fizeram o dever de casa e investiram adequadamente estão diante de um 'oceano azul', com um mundo de oportunidades para aprimorar seus processos e se destacar diante dos concorrentes menos preparados.

Portanto, minha previsão para 2024 é a seguinte: muita frustração para aqueles que negligenciaram a importância da estruturação do ambiente de dados e muitas oportunidades para quem os levou a sério."

Miguel Mello Fo

Gerente de Projetos I Transformação Digital | Especialista Lean | Six Sigma Black Belt | Líder Inovação I Assessoria I Consultoria I Mentoria I Capacitação-Treinamentos I Palestras

12 m

Boa Evaldo,parabéns pela matéria !! Dados para previsibilidade futura! Vidente 4.0 😉!! Abraços

Ederson Lima

CEO AT Software Solutions | Aumente a produtividade da sua Indústria com Inteligência Artificial | Tecnologias disruptivas para o chão de fábrica.

12 m

parabéns pelo artigo Evaldo Junior... muito bom para nós de fornecimento de IA para indústria ouvir isso de pessoas engajadas dentro da indústria.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos