ANO NOVO, FINANÇAS EM DIA!
A maioria das pessoas no início do ano escrevem suas metas, e desejam cumpri-la até o próximo 31 de dezembro, nisso, os sonhos de muitos é virar o ano com dinheiro no bolso, afinal uma das metas é economizar. Será que somente a superstição em passar com uma peça de roupa amarela basta?
A resposta é simplesmente não. Independente em que você acredita, passar o ano com os boletos em dias pode ser simples, para isso é necessário ter uma finança equilibrada, e claro, depende somente de você.
São nítidos os problemas das famílias brasileiras quando o assunto é finanças. Ao pesquisar os dados no Serasa já são mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes no Brasil, cerca de 40,3% da população brasileira. Temos muitos fatores para isso acontecer e um deles é o desemprego, mas não desejo remeter este assunto, o foco aqui é o seu planejamento financeiro. As dívidas das famílias brasileiras aumentaram, isso preocupa, porém temos notícias boas. Os números de investidores em 2019 cresceram, mesmo sendo um percentual ainda baixo mais é nítido a evolução e graças aos nomes que citamos anteriormente esses números tende de aumentar.
Entendo também que o grande vilão desse problema está no ensino básico, quando estamos na escola não aprendemos praticamente nada sobre finanças, já dizia Robert Kiyosaki autor de grandes best seller como Pai Rico e Pai Pobre. Segundo Kiyosaki
"Uma das razões que o rico fica mais rico, e o pobre mais pobre, é que o dinheiro não é um tema ensinado na escola, e muitos de nós aprendemos sobre finanças com os nossos pais. O que um pai pobre pode dizer de finanças para seu filho? " Fique na escola e estude muito." O filho pode se formar com ótimas notas mas terá uma programação financeira e mentalidade de pessoa pobre."
Poupar, se planejar, ou como gastar, não são ensinados no ensino básico, e até mesmo uma grande parte dos nossos professores não são qualificados para falar sobre o assunto. Quando alunos se formam na universidade e acreditam que vão ganhar rios de dinheiro, muitos até conseguem, mas não estão preparados e acabam perdendo-se em dividas, como diz o velho ditado: quanto mais se ganha, mais se gasta. Já presenciei a história de um advogado que ganhava muito bem, porém vivia endividado por não conhecer sobre finanças, então independente da classe social o fantasma ataca a todos.
Por isso que tal começar o ano se planejando e estudando sobre o tema? No final do mês passado, conversei com alguns amigos sobre o assunto e decidi ajudá-los, já que foi nítido a deficiência quando o assunto são finanças. Hoje em dia temos uma grande aliada, a tecnologia, com ela o processo de aprendizado é muito mais rápido, quem nunca ouviu falar dos canais do Youtube como: Me poupe, Primo Rico, um com mais de 4 milhões e outro com mais de 3 milhões de pessoas, essas ferramentas como YouTube, podscast e tantos outros estão aí para fortalecer a ideia e educar financeiramente uma população que não teve o mínimo desse conhecimento em anos de escola.
Aos meus amigos apresentei uma ferramenta que criei, chamada de 3ar que são: Analisar, trabalhar e desfrutar.
Analisar: É o levantamento de todos os valores que irão entrar no anualmente e não mensalmente. O seu planejamento deve ser anual, além disso devemos levantar dividas, rendas extras, sendo minuciosos nas anotações, sem dúvida será um dos momentos mais difícil do processo, porém é essencial, lembrando que esses valores podem ser inseridos em uma planilha de excel ou App.
Trabalhar: Aqui, precisamos escrever os objetivos que desejamos alcançar, e com os preenchimentos anteriores definir como alcança-los. Cortes, gastos, invista um percentual do seu salário, realiza os pagamentos das suas dívidas, realize cursos para adquirir conhecimentos e etc.. Esse ponto é delicado, se desanimar tudo que foi feito até agora não valeu de nada.
Desfrutar: Momento de comemorar a meta alcançada, sua reserva guardada e seus investimentos realizados.
Após realizar os 3ar, feito corretamente acredito que sua vida vai mudar. Não podemos esquecer que as dividas estão em primeiro lugar, ter uma reserva de emergência é essencial, investimentos vale muito a pena, comece a se planejar anualmente, e tenha um 2020 diferente. Lembre-se que se planejar financeiramente é ter qualidade de vida, e não deixe de viver por causa disso, o seu planejamento deve ser leve e tranquilo, reúna toda a sua família para se planejar, faça seus filhos entenderem a importância dessa ferramenta, seja exemplo e Rico independente do dinheiro que você tenha.
Através destas informações, desejo que suas finanças estejam em dia e os sonhos realizados.