Ansioso para a virada, mas cheio de atividades a fazer? Calma, ainda dá tempo de realizar o que é importante!

Ansioso para a virada, mas cheio de atividades a fazer? Calma, ainda dá tempo de realizar o que é importante!

Estamos às vésperas de uma mudança de ano especialíssima. Ainda levaremos para 2021 as preocupações com a pandemia do Covid-19, com a saúde da humanidade, com a tão esperada vacina, com a recuperação econômica...enfim, a vida seguirá cheia de desafios, exatamente como é hoje.

Neste momento é importante perguntar o que você não pode deixar de fazer antes que o ano acabe? Calma, não quero te deixar mais ansioso ainda, mas sei que a maioria está correndo de um lado para o outro tentando concluir projetos de um ano inteiro.

Sem cobrança extrema

Tente se concentrar em terminar projetos importantes entre aquilo que começou, seja terminar um livro, seja terminar um curso. Não importa o que seja, o que importa é que você, profissional, tenha em mente que ainda dá tempo de terminar muitas coisas neste ano que está se encerrando. Com calma, foco e resiliência. O segundo aspecto importante é que você só vai conseguir terminar isso se diminuir um pouco a sua autocrítica, ou seja, se diminuir um pouquinho o quanto cobra de si mesmo.

Termine

Algumas pessoas cobram tanto de si que acabam deixando de comemorar aquilo que falta pouco para terminar e, portanto, deixam de terminar para ficar numa espécie de redemoinho de lamento.

Geralmente é assim: faltam apenas alguns pouquíssimos dias para a virada do ano e as pessoas só se preocupam efetivamente em começar a descansar, isso juntamente com a angústia de ter metas não cumpridas. As festas, as confraternizações, acabam tomando conta do pensamento das pessoas e o planejamento para o ano que vem acaba sendo deixado de lado. E é justamente sobre isso que quero falar com você.

Tente se concentrar em terminar projetos importantes entre aquilo que começou, seja terminar um livro, seja terminar um curso. Não importa o que seja, o que importa é que você, profissional, tenha em mente que ainda dá tempo de terminar muitas coisas neste ano que está se encerrando. Com calma, foco e resiliência.

Efetivamente você já tem os seus objetivos formalizados para o ano que vem?

Geralmente a resposta que eu recebo é: “eu já sei exatamente o que eu quero para o ano que vem”. Então, basta apenas sentar e escrever tudo isso. “Não se preocupe que já tenho tudo, detalhe por detalhe, especificado na minha mente”.

Aqui eu trago a tarefa de hoje. Tome cuidado porque ter tudo planejado, mas não formalizado pode ser um erro terrível.

Às vezes a pessoa acha que é muito simples, que isso já está definido na sua mente e agora basta colocar em prática. Uma das coisas que a gente aprende estudando neurociência é que as pessoas precisam assumir compromissos pessoais. A palavra compromisso por si só já tem um significado interessantíssimo. Vem da expressão COM (junto de) e PROMITTERE (promessa).

Tome cuidado porque ter tudo planejado, mas não formalizado pode ser um erro terrível.

Focar

Significa que quem assume um compromisso está fazendo um pacto com outra parte, que irá cumprir. E no caso do planejamento pessoal e profissional a outra parte é aquela imagem que você está vendo no espelho. Portanto, amigo, use um papel de pão mesmo ou um guardanapo desses grandes usados nas festas de fim de ano e comece AGORA a escrever quais são os seus objetivos! Isso para que no primeiro dia do ano você esteja não apenas acostumado com a ideia, mas principalmente focado em fazer de tudo para atingir os seus objetivos. Desde o primeiro dia! 

Cuidado com o ritmo

Quando começa o ano é normal que as pessoas acabem apresentando um ritmo um pouco lento, uma espécie de ressaca após duas festas importantes: o Natal e o Fim de Ano. Isto sem falar que no Brasil ainda há aquele ditado que diz que o país só volta a funcionar depois do carnaval. Atenção: não haverá carnaval por causa da Pandemia! Então o ano começa no dia primeiro mesmo. Coloque isso na sua cabeça. E nunca mais repita que o ano só começa depois do carnaval. O seu cérebro precisa acreditar que o relógio da vida não para por causa de qualquer feriado. Quem tem objetivos trabalha por eles, nem que seja um pouquinho a cada dia.

...use um papel de pão mesmo ou um guardanapo desses grandes usados nas festas de fim de ano e comece AGORA a escrever quais são os seus objetivos! Isso para que no primeiro dia do ano você esteja não apenas acostumado com a ideia, mas principalmente focado em fazer de tudo para atingir os seus objetivos. Desde o primeiro dia! 

Determinar

Sempre há clientes para se atender. Podemos até ter mais dificuldades para vender, mas há também uma organização que tem de se manter em pé. Há clientes que também vão continuar tendo demanda e há também profissionais que devem demonstrar o seu desempenho ainda mais em momentos de dificuldades e de retomada de ritmos. Por isso, minha recomendação é para que nesses primeiros dias de janeiro você reúna a sua equipe e determine qual o ritmo que vai ditar o comportamento de todos a partir de agora. Este pacto inicial é mais do que necessário.

Controle

Minha sugestão é que você estabeleça um conjunto de tarefas para sua equipe ou para você mesmo para evitar que a acomodação e que aquela letargia, aquele ritmo lento que o mercado em si apresenta acabe contaminando não apenas o desempenho da sua equipe, mas o seu próprio desempenho. Resumindo, preste atenção!

O ritmo é você que determina e o resultado, por consequência, também.

Um feliz e produtivo 2021!

...minha recomendação é para que nesses primeiros dias de janeiro você reúna a sua equipe e determine qual o ritmo que vai ditar o comportamento de todos a partir de agora. Este pacto inicial é mais do que necessário.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luciano Salamacha

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos