Aprender, Desaprender e Reaprender - O mandamento da Gestão de Carreira

Aprender, Desaprender e Reaprender - O mandamento da Gestão de Carreira

Já parou pra pensar que a gente não sabe tudo? E saber disso é o primeiro passo para realizarmos a gestão da nossa carreira. O que aprendemos ontem, diante de tantas descobertas, inovações e tecnologias, pode não mais ser utilizado. Uma prova disso, é que o mundo deixou de ser Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo - VUCA, para abrir espaço à Fragilidade, Ansiedade, Não Linearidade e Incompreensão - BANI. Por isso, o aprendizado contínuo é necessário!

A velocidade com que somos atingidos pelas diversas informações que chegam constantemente, exige de nós adaptabilidade e porque não o desenvolvimento de novas habilidades e competências que nos serão úteis ao longo de toda nossa vida. E para que isso seja possível, precisamos cumprir a máxima de Alvin Toffler: aprender, desaprender e reaprender novamente. O autor nos lembra que: “O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”.

Parece um pouco assustador né? Aprender sempre! A ideia que se passa é que não vamos deixar de estudar nunca, mas o conceito de lifelong learning vai muito além disso. Quando se pensa nesse termo que hoje é bastante utilizado no mercado de trabalho, é preciso entender que a aprendizagem não finaliza quando se tem um diploma em mãos. E quando se pensa em carreira, esse aspecto torna-se ainda mais importante, afinal de contas é preciso manter-se atualizado, e isso só é possível se levarmos a palavra literalmente ao pé da letra, ou seja, aprender ao longo da vida.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas você pode está se perguntando: como o aprendizado contínuo pode ser praticado e contribuir para a minha carreira? E eu te devolvo a pergunta com uma outra questão: você já ouviu a frase "conhecimento é poder"? Quanto mais a gente sabe, mais oportunidades de desenvolvimento surgem. Profissionais que estão em constante atualização e se requalificando - reskiling, ampliam o campo de visão e conseguem tomar decisões mais assertivas.

Fica claro que hoje o grande diferencial competitivo nas organizações são as competências comportamentais, visto que em pouco tempo algumas atividades técnicas poderão ser facilmente desenvolvidas por máquinas. Por esse motivo, a prática de buscar constantemente o aprendizado garante benefícios tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional, já que novos empregos, formatos de carreira e novas habilidades são exigidas o tempo todo.

Por isso, se você quer se destacar no mercado de trabalho e não ficar literalmente pra trás, precisa colocar em prática a aprendizagem contínua no seu dia a dia. E pensando nisso, separei algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Aplique a teoria a prática - não adianta ler mil livros, fazer um trilhão de cursos e não conseguir gerar ação ao que foi aprendido. É preciso sair da teoria e trazer aplicabilidade ao contexto profissional e/ou da vida;
  2. Defina habilidades que você gostaria de aprender - O que faria a diferença no seu trabalho e na sua vida, você se identifica e ainda não priorizou? Talvez essa pergunta te ajude a focar e engajar na busca por inserir uma rotina de estudo que faça sentido no seu dia a dia;
  3. Defina prioridades - A pergunta acima pode te abrir ideias para mil possibilidades, mas que serão humanamente impossível de executar de uma só vez. Então o que é importante agora e vai gerar valor tanto a nível profissional como pessoal?
  4. Busque novas formas de aprendizagem - Para aprender você não precisa estar numa sala de aula, fazendo um curso ou lendo vários artigos. Ouvir uma música numa língua diferente também é aprender, quando você participa de um novo projeto você também está aprendendo, assim como quando você troca ideias e faz uma visita de benchmarking em uma empresa. Amplie o olhar do que é aprendizagem;
  5. Invista no autoconhecimento - Saber tudo sobre métricas, mercado e mundo globalizado é importante. Mas conhecer tudo o que acontece do lado de fora e não conhecer o mundo interno não é nada inteligente. Como disse Pitágoras: "Quem não domina a si mesmo, não encontra a liberdade."

Quando se pensa em aprendizagem contínua, estamos falando de investimento! E enquanto profissionais, a única certeza que temos e que não gera riscos ou possibilidades de prejuízo é  tudo o que fazemos voltados para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.

#gestãodepessoas #rh #AssuntoDaSemana #carreira

ME SEGUE

_______________________

Ah, quem sou eu?

Prazer, meu nome é Emanuella Velez! Sou Psicóloga, especialista na área de Recursos Humanos e Avaliação Psicológica. Costumo me intitular como uma apaixonada pelo desenvolvimento humano, e por querer compartilhar as minhas vivências e inspirações do dia a dia, tornei o LinkedIn o local onde posso escrever sobre temas como carreira, recursos humanos, liderança, saúde mental e sobretudo: pessoas. Depois que comecei a escrever por aqui, tive a grata surpresa de em 2020, ser reconhecida como uma das vozes mais influentes da rede e receber o título de Top Voice LinkedIn.

Atualmente, trabalho como Consultora Organizacional e Mentora de Carreira, humanizando a Gestão de Pessoas nas empresas e forma como os profissionais se relacionam com sua carreira. Minha missão de vida é desenvolver as empresas através do seu maior capital ativo: as pessoas. Eu também desenvolvo conteúdos no Instagram voltado para estes mesmos temas.

Se você gosta de conteúdos com essa temática, te convido a assinar a minha newsletter e me acompanhar por aqui!

Agostinho Ribeiro de Magalhães

Operações | Engenharia | Aeronaves | P&D | Engenharia de Produto | Desenvolvimento de Produtos | Engenharia Eletrônica | Testes | Ensaios | Manufatura | Customer Service

2 a

Olá Emanuella Velez, parabéns minha amiga pelo excelente artigo! Sucesso para você sempre!

Hoje o mundo muda tudo muito rápido! E a mudança do mundo é o espelhamento das mudanças de todos nós, pessoas, geradoras de demandas, que tem novas necessidades, novos sentimentos a todo momento no mundo atual! Portanto aprender, desaprender e reaprender e fundamental para desenvolvermos adaptabilidade e capacidade de sairmos do status quo, estando assim compatível ao meio que vivemos! Obrigado por compartilhar!

Alejandro Motta

Certified Resume Writer & Career Coach ✦ LinkedIn Profile Optimization Specialist ✦ Elevate your career with IPAC

2 a

É preciso manter-se em movimento para não perder na carreira do mundo do trabalho!

Lúcia Siolano

Responsabilidade Social | Diversidade e Inclusão | Direitos Humanos | Projetos Sociais | Terceiro Setor | Impacto Social | ESG | Sustentabilidade | Voluntariado Corporativo | Recursos Humanos | Gente, Cultura e Gestão |

2 a

Somos eternos aprendizes Emanuella Velez.Não importa o quanto vivemos, quanto mais aprendemos, mais temos que aprender. Vamos nos reinventando cotidianamente!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos