Aproveitamento da água da chuva
Tenho atendido muitas pessoas que me perguntam sobre reaproveitamento de água de chuva para os fins mais diversificados: irrigação, lavagem de veículos, uso doméstico e até potabilidade.
Como não trabalho com projetos e consultoria, concentro minhas atenções nos aspectos técnicos no que diz respeito aos cuidados com as propriedades microbiológicas, físico-químicas e armazenamento. Claro, um pouco de informação sobre possíveis tratamentos é inevitável, mas quando percebo que o cliente quer mesmo investir, indico alguma empresa parceira do Laboratório.
Sempre inicio a orientação perguntando sobre as condições de coleta e armazenamento, pois considero que são aspectos básicos e determinantes. Neste item, mostro a importância de:
- realizar um estudo para ver o índice de precipitação da região;
- calcular a capacidade de captação, avaliando a área total;
- dimensionar o reservatório para deixar o estoque de água com maior tempo de uso;
- localização e cuidados básicos com o reservatório;
O curioso é que nesta etapa os aventureiros já mostram suas habilidades, relatando a instalação de dutos na saída das calhas e canalização para as respectivas caixas d’água ou piscinas.
Depois de definir o uso final da água(que normalmente é para irrigação e piscinas), recomendo as análises. As avaliações fundamentais podem ser: Coliformes Totais, Escherichia coli, pH, cor, turbidez, nitratos, fluoretos, matéria orgânica, fósforo e potássio.
O importante é aproveitar o recurso natural e gerar uma economia voltada a aspectos sustentáveis.
Os projetos para este tipo de aproveitamento, em geral, são de baixo custo e os benefícios são muitos.
Se quiserem mais informações sobre análise destas águas, falem comigo ou acessem o site www.quimioambiental.com.br para solicitar um orçamento.
Marcelo Leal
Ensino você a ser Empreendedora aliando comportamento e gestão.
7 aUm reuso interessante, viável e sustentável!