A ARTE DE COMUNICAR

A comunicação pessoal em sua essência parece uma atividade simples. Mas não é! Se pensarmos que uma criança, mesmo sem dominar a fala consegue se expressar facilmente com os recursos da linguagem corporal, podemos entender que o ato de se comunicar é muito mais complexo do que parece, principalmente quando entra em cena todos os outros elementos de linguagem além da fala.

A criança quando quer alguma coisa, gesticula, aponta, pronuncia sílabas, enfim, ela utiliza todas as ferramentas para concluir sua mensagem, e dá certo. Já nós adultos, com o passar do tempo, vamos esquecendo a importância desses recursos de linguagem e acabamos por usa-los de forma inadequada. Não é raro conversarmos com alguém seja no ambiente de trabalho ou em casa, com amigos e não estarmos atentos ao que de fato se conversa. A correria do dia a dia, as muitas tarefas, os compromissos, tudo isso muda nossa forma de interagir com as pessoas e faz com que nossa cabeça não se concentre no que esta sendo dito. Vale lembrar que num processo de comunicação, mais do que falar alguma coisa, é fundamental que se consiga ser bem compreendido, evitando assim, qualquer tipo de conflito, seja ele de ordem pessoal ou profissional. Uma das nossas grandes dificuldades está relacionada justamente à falha de comunicação, não somente por deixar de falar algo importante, mas também por dizer o que é preciso de forma inadequada, com a emoção errada para o momento.

Para melhorar esse processo é importante utilizarmos uma estratégia de comunicação, que nada mais é do que prestar mais atenção em alguns pequenos comportamentos que normalmente são praticados de forma involuntária mas que podem garantir o efeito positivo de tudo aquilo que falamos. Como por exemplo: estabelecer uma ligação com as pessoas, parar por um instante, olhar nos olhos; saber o momento certo de dizer as coisas, esperar, perceber as emoções e o contexto; escolher as palavras com cuidado; controlar o tom de voz; perceber nossas próprias emoções; cuidar das expressões e gestos e por fim, saber ouvir, lembrar que comunicação é uma troca.

Comunicar é mesmo uma arte. Seu segredo e efetividade não estão apenas no que você fala, mas principalmente no que o outro entende.

Ricardo Dih Ribeiro

Diretor da Casa da Psicanálise

7 a

Muito bom. Parabéns

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patricia D´Alessandro (MBA, MSc)

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos