Comunicação Não Verbal
Comunicação não verbal é toda comunicação que realizada com o corpo, sem o uso da palavra falada, tais como gestos, postura, roupas, distância espacial entre as pessoas e contato visual. E isso, nos mostra que não é necessário falar para que outra pessoa entenda a mensagem.
Afirma-se que a comunicação não verbal é 93% de tudo o que comunicamos e apenas 7% da linguagem é feita através das palavras ditas (comunicação verbal).
Tipos de comunicação não verbal
Características físicas:
Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Então, a aparência física pode ou não expressar credibilidade. Esse tipo de comunicação não verbal é utilizado no corpo e nos ambientes, e comunicam significados às outras pessoas.
O corte de cabelo, as unhas, o estilo das roupas, as joias, maquiagem, acessórios e etc.
Todas essas escolhas expressam significados para quem está ao redor sobre o que você valoriza e a mensagem que deseja transmitir.
Proxêmica:
Esse tipo de comunicação não verbal está relacionado ao espaço físico, ou seja, como utilizamos o espaço para regular nossa comunicação.
Por exemplo, o espaço pessoal, para pessoas não íntimas, costuma ser de dezoito polegadas a quatro pés. Há também o espaço social, para grupos pequenos, que fica entre quatro e doze pés.
Por fim, o espaço público, usado em situações com um grande número de pessoas, ultrapassa os três metros.
Paralinguagem:
A paralinguagem refere-se aos sons, incluindo tom de voz, volume, velocidade e ritmo da fala. Afinal, a forma como as palavras são ditas muitas vezes têm mais a transmitir do que as próprias palavras em si.
Também entram nesse contexto as risadas, bocejos e outros elementos sonoros emitidos com a boca.
Cinestésica:
Por fim, esse tipo é o mais comentado da comunicação não verbal porque é composto pelos gestos, postura, contato visual, movimentos da cabeça e expressões faciais, ou seja, a famosa linguagem corporal.
Exemplos de comunicação não verbal
Depois de conhecer os tipos de comunicação não verbal, está na hora de entender um pouco mais sobre essa forma de se comunicar por meio de alguns exemplos:
O nosso rosto é capaz de transmitir nossas emoções, mesmo que involuntariamente. Isso significa que dá para identificar se há concordância entre o que a pessoa fala e o que realmente está sentindo apenas observando suas expressões faciais.
Recomendados pelo LinkedIn
Os gestos também podem refletir o que a pessoa sente durante uma conversa ou apresentação. Além disso, são uma ótima forma de trazer essa complementaridade para a comunicação.
Por exemplo, se você está apresentando um ideia e alguém balança a cabeça em concordância, esse é um indicativo de que a pessoa está gostando das ideias que estão sendo propostas.
Em algum momento você já deve ter ouvido a expressão “o corpo fala”. E isso está longe de ser um exagero.
A linguagem corporal oferece vários indícios sobre a atitude não verbalizada de uma pessoa durante uma conversa. Por exemplo, manter os braços cruzados e a postura curvada podem indicar insegurança, enquanto inclinar o corpo ligeiramente para frente remete à ideia de desafio.
Já reparou como cada “tribo” tem características próprias para se vestir e cuidar do visual como um todo?
Embora o mercado de trabalho esteja mudando e se tornando cada vez mais flexível, os executivos costumam ser mais formais e sóbrios na hora da vestimenta. Diferentemente dos adolescentes, que têm um estilo muito mais despojado.
Esse é outro bom exemplo de comunicação não verbal, uma vez que a imagem pessoal influencia muito na construção da primeira impressão que cada indivíduo transmite.
Como se expressar bem sem palavras?
De maneira consciente ou não, a comunicação não verbal já está presente na sua vida, seja nas relações pessoais ou no ambiente corporativo. Por isso, se você quer elevar o nível de suas interações com todos ao seu redor (amigos, colaboradores e liderança) prestar atenção nesses detalhes é fundamental.
Inclusive, uma ótima forma de adquirir consciência sobre o assunto é observar não só os seus próprios comportamentos, como o das pessoas ao seu redor.
No entanto, a comunicação não verbal não deve, de forma alguma, ser um peso. Conhecer os principais pontos de melhoria é importante para que você possa buscar formas de aperfeiçoar sua comunicação como um todo.
O que evitar na comunicação não verbal
Te convido a observar/entender seus movimentos corporais e como se comporta em diferentes situações. Por exemplo, quando você está triste, ansioso, inquieto, entre outros momentos que podem influenciar sua linguagem corporal e, consequentemente, sua comunicação.
________________________________________________________________
Quer melhorar sua comunicação não verbal? Busque o Autoconhecimento.
Marque uma sessão gratuita: (11) 9.9903-9223