A Arte de Secretariar e Dostoiévski
Vamos traçar um paralelo entre a arte de Secretariar e os personagens dos romances de Dostoiévski no que tange ao conceito da felicidade no exercício da profissão.
Podemos definir em três categorias os perfis dos personagens: os que se sentem felizes só pelo singelo fato de existir, de estar vivo; outros que adoram sofrer, pode parecer bizarro, mas tem pessoas que quando perguntamos como estão, sempre vão dizer que tem algo que é um problema e finalmente aqueles cujo ter por ímpeto atazanar a vida do erro, ressaltando os erros, o tal cara que encontra pelo em casca de ovo.
Conseguiu identificar e separar as pessoas ao seu redor nestas três categorias. Ótimo. Nossa intuição é que a primeira categoria ficou um tanto quanto pequena em relação as duas outras.
E claro que a mesma pessoa pode estar em duas categorias ao mesmo tempo, além de transitar entre elas constantemente, como uma montanha russa.
Ai que entra a ARTE, que arte? De secretariar, na verdade vocês são as condutoras, que observam e participam destes relacionamentos, querendo ou não. Pois o cargo exige uma postura rígida e cordial, afável ao dizer não para quem quer se aproximar de seu chefe, porque ele não quer se expor e dizer não quero falar com você agora.
Entender qual seu melhor posicionamento, que personalize seu jeito de ser de uma forma a começar a ser autêntica, por ser diferente das respostas padrões é o que almejamos para você ser feliz no trabalho.
Ousar definir-se em uma relação é aceitar colocar o seu ponto de vista ao lado do ponto de vista do interlocutor, seja por e-mail, whatsApp, pessoalmente. É enunciar a sua diferença sem impor a sua verdade ou ficar se justificando, quem justifica muito fica preso no passado. Todas ferrenhas tentativas de convencer o interlocutor. E sim, renunciar à aprovação do outro.
Saber desenvolver esta habilidade, que vocês já praticam mesmo sem perceber, porque é inerente a função que ocupam e com certeza de forma mais profissional vai fazer a total diferença na carreira de vocês.
Fechamos este artigo lembrando que um dos passos é buscar ser a pessoa da primeira categoria (o que não é fácil todos os dias, oscila muito), mas lembrar que ao acordarmos temos entusiasmo. Palavra que tem origem no grego que tem o significado “inspiração divina”.
Boa missão, propósito, objetivo e sentido de vida!!