Artigo: A Liderança de Alta Performance
O líder de alta performance
Por : Cláudio de Oliveira Cabral, MSc.
Você é um líder? Sim, você é um líder. O quanto antes você assumir isso, melhor será para sua carreira. Como professor poderia dar referências extensas. Mas acredito que “simples é bom” (meus clientes e alunos conhecem bem essa frase). Ser líder é influenciar pessoas.
Nas minhas andanças pelas empresas vejo muitos tipos de líderes, desde os mais autocráticos aos mais democráticos. Afinal, que tipo de líder você é? Pense ainda, que tipo de líder sua empresa precisa? A resposta da primeira pergunta você, e principalmente as pessoas com que possui relacionamentos podem responder. No entanto, a resposta para a segunda pergunta eu posso dizer. Sua empresa quer um líder que dê resultados de forma permanente e em alta performance, ou seja, com muita eficiência, fazendo mais com menos.
Liderar em alta performance pode não ser tão simples. Além de conhecer as técnicas, deve ter boa habilidade em se comunicar, conhecer bem a empresa e seus objetivos, conhecer bem a equipe (habilidades e aspirações individuais), demonstrar metas comuns e ser justo.
Líder não necessita ser “bonzinho” nem “mauzinho”, mas todos esperam um líder que tenha bom senso de justiça e seja imparcial.
Sua liderança deve ser situacional, ou seja, deve compatibilizar com a maturidade da equipe, com os objetivos e cultura organizacional (tema para outro bate papo). Você líder será julgado pelos resultados produzidos por sua equipe. Simples assim.
Treinar e desenvolver a equipe são suas responsabilidades como líder/gestor, apesar de não ser suficiente. Numa próxima oportunidade falarei o porquê.