Aspectos importantes para haver sucesso em um processo de mentoria
Cada vez mais a participação ativa das pessoas influencia os mais diferentes processos de desenvolvimento dentro e fora de Organizações. Entende-se que a implicação pessoal, precisa ir além de consumir palestras ou leituras sem processar o aprendizado através de reflexão e experiência na prática.
Vamos falar em Mentoria, processo que parece que está na "moda", porém precisa existir alguns pilares que o sustentam como prática eficiente.
Uma boa mentoria, depende de uma relação de aprendizagem recíproca entre mentor(a) e mentorado(a). Juntos, formarão uma parceria para trabalhar de forma colaborativa para alcançarem objetivos definidos mutuamente que se concentram em desenvolver suas habilidades, conhecimentos e pensamentos para gerar mudança.
Gosto sempre de lembrar, o mentorado(a) já vem em uma caminhada de vida, o mentor (a) o acompanhará durante um tempo para contribuir com o seu desenvolvimento, assim o instigando a ter mais autonomia e independência no tema que o fez buscar mentoria.
Para ter sucesso, essa relação deve ter os seguintes elementos: reciprocidade, aprendizado, relacionamento, parceria, colaboração, objetivos mutuamente definidos e desenvolvimento.
Vejamos mais de perto cada um desses elementos:
Isso significa envolvimento igual por parte de mentor(a) e mentorado (a). Ambos têm responsabilidade com o relacionamento, bem como ambos tem muito a ganhar. Embora os(as) mentorados (as) muitas vezes se perguntem o que o mentor(a) tem a ganhar do relacionamento, há mais do que você poderia esperar. Mentores(a) dizem que sentem uma grande satisfação em compartilhar seus conhecimentos e experiências, além de ter suas próprias perspectivas se expandindo como resultado do envolvimento em um relacionamento de mentoria. Muitas vezes, a experiência reafirma seus próprios valores pessoais, propósitos e os ajuda a se reconectar às pessoas em sua organização, além de reenergizar pela troca.
O objetivo principal da mentoria é a aprendizagem. O relacionamento pode ser bom e ter conversas agradáveis, mas sem a presença de aprendizagem não há mentoria. Aprender, é mais do que simplesmente adquirir conhecimento, o que, embora importante, é apenas um aspecto de aprendizagem. O aprendizado que ocorre em um relacionamento de mentoria é uma aprendizagem ativa: o(a) mentorado(a) amplia perspectivas; conhece mais sobre os meandros da organização, área ou profissão; um maior entendimento do que funciona e não funciona; e, o mais importante, um maior autoconhecimento e autocompreensão. Através de reflexão crítica, é possível que haja transformação pessoal, pois desta forma o ciclo de aprendizagem está completo.
Recomendados pelo LinkedIn
Os relacionamento não ocorrem por mágica, leva tempo e dão trabalho. Trabalhar no relacionamento é parte fundamental de uma mentoria eficiente. Precisa haver segurança para haver exposição pessoal, mostrar nossas vulnerabilidades e assim haver aprendizado. Sem haver a confiança, a dupla tende a levar as coisas para o lado pessoal, não trazer informações importantes, fazer suposições irreais e não aprofundar. Não havendo confiança, a mentoria pode ficar presa em regras e ferramentas ao invés de ser mentoria que gere mudança sustentável. Isso ressalta a importância de haver conversas autênticas e honestas dos dois lados, haver comprometimento com o relacionamento e rever os combinados.
No passado, as relações de mentoria eram conduzidas praticamente pelo mentor, figura de autoridade. O mentorado(a) estava lá para receber a sabedoria e ser protegido, promovido e estimulado. O momento de hoje exige maior engajamento de ambos os parceiros em um relacionamento de mentoria. Como em qualquer outra parceria, acordos são estabelecidos e sintonizados com as necessidades uns dos outros. Cada parceria de mentoria é única e essa singularidade inclui toda a experiência, história, diversidade e individualidade que eles trazem para o relacionamento de mentoria.
Como em qualquer parceria, o trabalho em um relacionamento de mentoria envolve colaboração, ambos envolvem-se em compartilhar conhecimento e aprender e construir consenso; na mentoria ambos determinam a natureza e os termos da colaboração, trazendo a sua própria experiência para as discussões que acontecem. É isto, dar e receber que contribui para o significado compartilhado e algo maior surge devido a este processo. A colaboração requer abertura por parte de ambos.
É difícil atingir uma meta que não foi definida. Pode ser definido em sua mente, mas a menos que seja mutuamente definido com o seu parceiro de mentoria, você pode estar trabalhando em objetivos cruzados ou em objetivos diferentes. Esclarecer e articular os objetivos de aprendizagem é fundamental para alcançar um resultado de mentoria satisfatório. Quando falamos em objetivos, lembramos que nada é escrito em pedra, devem ser revisitados continuamente ao longo da mentoria para mantê-lo no caminho combinado. Sem objetivos bem definidos, o relacionamento corre o risco de perder o foco.
O foco em um relacionamento de mentoria está em autoconhecer-se para conseguir lidar melhor com situações atuais e assim chegar em algo no futuro, ou seja, desenvolver suas habilidades, conhecimentos e pensamentos para obter maior autonomia e maturidade no que está sendo buscado como foco.
O desenvolvimento pessoal, precisa gerar autonomia para depois que terminar a mentoria, o(a) mentorado(a) conseguir seguir a caminhada sozinha, sabendo os seus recursos internos e sabendo como buscar o que precisar. Por isso, é um processo de aprendizagem e não de transmissão de conhecimento e técnica.
Programas de Mentoria que qualificam seus mentores e mentoras com estes pilares, trabalhando estes conceitos, tem maior chance de sucesso.
Responsável Dept. Segurança Patrimonial
9 mFeliz seu dia desde sua existencia como mulher. Feliz a obra prima que o criador formou desde o dia que nasceste. Feliz a familia que tem uma madri pérola que tu és. Feliz dia das mulheres.
Curadoria de Carreira | Psicóloga | Doutorado em Planejamento de Carreira mediado pela tecnologia | Aceleração do Desenvolvimento de Herdeiros de Empresas Familiares
2 aQuerida Bibiana Zereu : gostaria de agradecer toda a sua dedicação com o Ecossistema! O seu vídeo para a pós em Mentoring da minha disciplina na PUCRS Online tem sido um sucesso! A Amanda Bettanin está responsável por montar o Programa de Desenvolvimento das Mentoras de Protagonismo Feminino da Viemar e da Piccadilly - com certeza, faremos contato com vc! Admiro demais o seu trabalho! Parabéns!!
Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional | Consultora | Mentora | Educação Corporativa | Treinamento & Desenvolvimento
2 aAlexandre de Oliveira Petersen
Mentora de Carreira e Recolocação | Análise e Diagnóstico de Carreira l Preparação para entrevista l Elaboração de Currículo l Consultora RH l Psicóloga l Palestrante l Linkedin Creator l Movimente sua carreira
2 aBibiana Zereu,excelente !!! Obrigada por compartilhar o seu conhecimento 😍
Psicologia | Coaching | Liderança | Desenvolvimento de Lideres | Autoconhecimento | MBTI | Jogos virtuais para desenvolvimento | Facilitação Digital | Empresas familiares
2 aMuito bom! Parabéns pela clareza Bibiana Zereu