Assédio Moral Organizacional (Conceito)
Segundo pesquisa, conforme demonstra o site do G1.com, em matéria publicada em 15 de junho de 2015, "metade dos brasileiros já sofreu assédio moral (...)".
Para entender melhor de onde surge o tema em escopo, faz-se necessário relembrar e viajarmos ao passado, ao início do Século XVIII, na Inglaterra. Nessa época, o mundo acaba de iniciar um processo de mudança macro econômico, onde quase tudo que era produzido manualmente, começaria a ser substituído por máquinas. Essa "Revolução Industrial", foi a principal responsável pelo assédio moral aos empregados, à época.
Ocorre que, a burguesia industrial, sedenta por lucros cada vez maiores, menores custos e produção acelerada, se deparou com a necessidade de buscar alternativas para melhorar ainda mais seus ganhos. Surge nesse momento, toda forma de abuso que um empregador poderia praticar ao seu empregado, focando o melhor desempenho da empresa.
Fato a se pensar é... a Revolução Industrial seria inevitável? Com o avanço tecnológico, existiriam novas formas de acelerar o processo laboral? Será que existira uma outra forma de "experimentar" todos os conceitos de liderança? Haveria a reformulação de contradições? Existiriam profissões brasileiras em inglês, só para parecermos melhores?
Se ao final, a resposta for "sim" para todas as questões, ainda assim o Assédio Moral existiria. Se a resposta for "não", também existira o Assédio Moral.
Isso se dá, desde que o mundo é mundo, desde que "inventaram" a inveja, a ira, o ódio, o maldizer, a ganância, o orgulho e tudo que há de pior no ser humano, carregado desses defeitos e de muitos outros, com o fito de utilizar tudo de ruim em seu benefício e em detrimento de outro ser humano.
Obviamente, a Revolução Industrial, foi o fato histórico moderno, que inaugura uma nova forma laboral e com isso, atribui-se a esse fato, o marco para o início do Assédio Moral. Mas, esse "câncer" social, nos assola há mais tempo.
Pois bem, mas o que vem a ser o Assédio Moral? Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as palavras separadamente:
Assédio - insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém.
Moral - caráter, comportamento próprio, maneira, pertencente ao domínio do espírito do homem.
Assédio Moral - Toda e qualquer conduta exacerbada, que por intermédio de gestos, comportamentos, palavras, atos escritos, que possam provocar dano à personalidade, à dignidade, à integridade física ou psíquica e com isso, por em risco o emprego ou à saúde do ambiente de trabalho da pessoa / vítima.
Bibliografia:
Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo
Autor: Hobsbawm, Eric J
Editora: Forense Universitária
A Revolução Industrial - Coleção Discutindo a História
Autor: Canedo, Leticia Bicalho
Editora: Atual
A Revolução Industrial - Coleção Núcleo de Bolso
Autor: Silva, Rogerio Forastieri da
Editora: Nucleo
Servidor Público | Educador Empresarial | Professor de Jiu-Jitsu | Psicanalista
7 ahttps://go.hotmart.com/F5765278R