Assessoria de imprensa para empresas de tecnologia: trajetória na Dialetto
Há mais de dez anos, quando ainda estava fazendo a faculdade de jornalismo, se alguém me perguntasse em que segmento de mercado eu queria trabalhar, provavelmente não diria tecnologia. Naquele momento, tinha passado por rádio e escrito reportagens sobre cultura e turismo. Acreditava que ser generalista seria minha sina. Mas eis que fiz minha primeira incursão no campo da tecnologia como estagiária na Dialetto, em 2009. A agência era pequena: umas cinco pessoas faziam acontecer. Foi lá que dei meus “primeiros passos” em assessoria de imprensa especializada na área.
Naquela época a Dialetto já tinha a proposta de quebrar paradigmas. Relacionamento com a imprensa não era o mais do mesmo: o objetivo era entregar algum diferencial, ultrapassar os limites geográficos e proporcionar aos clientes um valor associado a visibilidade. Era legal saber que por trás de uma reportagem num veículo de abrangência nacional estava nosso trabalho de formiguinha, sugerindo pautas, mediando o contato com os clientes, agendando entrevistas...
Em 2011, contratada como assessora e jornalista formada, mudei os rumos da minha profissão e saí da agência. Não foi uma decisão fácil. Mas o espírito inquieto falava mais alto. Fiz mestrado, depois freelas para revistas, roteiros, entre outras aventuras jornalísticas. Porém, o destino me colocou na rota da Dialetto novamente. Precisando voltar ao mercado, soube em 2016 de uma oportunidade e participei de uma seleção. Foi bom saber que as portas estavam abertas novamente. E que portas!
De cinco cabeças a agência já era formada por cerca de 30 profissionais. Agora com mais uma área de atuação, além da assessoria: inbound marketing. E duas salas num prédio não foram suficientes para abarcar a efervescência criativa daquelas mentes: a Dialetto cresceu e passou a ocupar um andar inteiro em um prédio!
Nos últimos três anos, a equipe de jornalistas por trás da assessoria de imprensa da Dialetto manteve em seu horizonte algumas premissas. Aqui enfatizo três delas que percebi no trabalho cotidiano na agência:
De olho constante nas tendências
Se isso pode parecer componente básico de assessorias e redações, na Dialetto essa ação ganhou uma nova roupagem. Reuniões de pauta, leituras diárias de pesquisas, curadorias regulares de conteúdo, entrevistas a fontes nas empresas atendidas são alguns fatores presentes na rotina diária em busca de novas abordagens, seja de temas ou de possibilidades para evidenciar os clientes em suas expertises e entregar valor.
Busca pela criatividade
Assim como a busca constante por tendências, a criatividade para tornar um assunto de interesse dos jornalistas e, por conseguinte, do público, também está na mira de cada uma das jornalistas que compõem a assessoria na Dialetto - o time é formado por mulheres! Conhecer o perfil de veículos, sua segmentação e do que cada jornalista prefere, entender novos formatos, pensar na especialidade de cada cliente e encontrar meios para inclui-los em uma pauta conjunta para unir forças em múltiplas argumentações. São algumas das inúmeras atividades desempenhadas para pensar e agir fora da caixa e tornar a experiência de cada cliente única e personalizada.
Resiliência: palavra de ordem
Apesar de um contexto no qual se encontra o jornalismo, com enxugamento de redações e fechamento de jornais, desistir não é um caminho fácil. Se algo pode limitar a atuação em prol de uma entrega de valor, as assessoras da Dialetto pensam e repensam em estratégias para um propósito: possibilitar emplacadas memoráveis, que marcam a trajetória dos clientes e a das profissionais que integram a assessoria. Conquistas que, embora nem sempre passíveis de metrificação, contribuem com o fortalecimento de marcas que, por sua vez, auxiliam os clientes a estabelecer pontes com seu público-alvo.
Trabalhar com assessoria focada em um nicho contribui para tornar quem dela faz parte em especialistas na área. Entender o mercado, como funciona e de que forma e em quais canais seus clientes podem ser destacados são caminhos para alcançar a segmentação.
Foi um grande aprendizado estar na Dialetto ao lado de pessoas incríveis nos últimos três anos e acompanhar de perto a evolução dessa empresa, cuja atuação é reconhecida para além do ecossistema de tecnologia de Florianópolis. Mais uma vez parto em uma nova jornada, desta vez dentro de uma startup, para entender de perto o que é uma empresa de tecnologia.
Desejo muito sucesso para todos e todas que continuam a fortalecer a Dialetto, consolidando-a como uma referência em seu segmento de atuação.
Líder de negócios na Osher Investimentos
5 aSeja muito bem vinda!!
Group Product Manager at Rocket.Chat
5 aBem-vinda ao time, Samira!!!
Gerente de Marketing | Head of Marketing | Marketing Manager
5 aparabéns pela trajetória Samira! Muito mais sucesso nessa nova etapa, tenho certeza de que faremos um grande trabalho juntas!
RP e Marketing para Tech B2B, VCs e Hubs de Inovação. CEO @ Dialetto, fluente em tecnologia e ecossistemas de inovação.
5 aObrigado pela jornada, juntos, e muito sucesso nos próximos desafios! Se crescemos enquanto empresa, é porque muitas pessoas cresceram conosco, como profissionais. E são estes ciclos, virtuosos, que vamos continuar desenvolvendo e que permitem que caminhos se cruzem novamente. Beijo!
Marketing Lead Specialist at Wellhub (formerly Gympass)
5 aTenho orgulho de ter feito parte do mesmo time que você! Parabéns pela trajetória e sucesso no novo caminho!