Aumente as vendas aprimorando o cadastro de produtos
Esse é o primeiro relatório da série Criando Oportunidades, cujo o objetivo é ajudar empresários e profissionais do e-commerce. Queremos oferecer conteúdo de qualidade, inédito e independente. Vamos te mostrar como aprimorar seu cadastro de produtos. Acredite, isso também pode aumentar suas vendas. E o melhor: investindo ZERO!
O material do Criando Oportunidades não estará vinculado à venda de nenhum produto ou serviço. Nossa meta é fortalecer o comércio eletrônico, apresentado novas oportunidades que geram aumento de vendas, agilidade nos processos, redução de custos, aumento da taxa de conversão e sobretudo apresentar as melhores práticas de mercado.
Entendemos que o fortalecimento do e-commerce beneficia à todos. E caso você goste dos relatórios e deseje conhecer mais sobre o trabalho da Bertholdo, teremos o maior prazer em atendê-lo. Vamos começar nossa jornada!
Todos nós que trabalhamos com e-commerce estamos sempre focados em como aumentar as vendas. Muitos empresários têm uma pergunta ecoando na cabeça constantemente: Como aumentar as vendas da minha loja virtual?
Existem muitas abordagens sugeridas para aumento de vendas no e-commerce. A grande maioria utiliza forte investimento em marketing. E realmente isso funciona, seja fazendo marketing de conteúdo, Links patrocinados, redes sociais, blogs, ou qualquer outro.
O problema é que isso envolve investimento significativo. E no momento econômico complicado que enfrentamos no Brasil, muitas lojas virtuais não podem fazer tal investimento.
Então quero lançar duas perguntas básicas:
1) Você sabe como aumentar as vendas da sua loja virtual utilizando outras abordagens?
2) Você consegue aumentar as vendas investindo ZERO (ou quase isso)?
Digo que você pode aumentar seu faturamento em até 178% utilizando uma abordagem simples que necessita de baixo investimento. Digo isso, pois obtivemos esse resultado em nosso cliente Coopmed. Se quiser saber mais sobre esse caso de sucesso, clique aqui. Vamos continuar à apresentar nossa abordagem para aumentar suas vendas com investimento ZERO.
Imagine entrar em uma dessas gigantescas lojas de departamento, onde são vendidas centenas de roupas, sapatos e acessórios, para homens e mulheres, crianças e adolescentes, de diversos estilos.
Imagine, ainda, tudo isso misturado, sem a menor organização. Além disso, as peças são expostas de qualquer maneira. Algumas estão sem preços e os tamanhos não estão visíveis para o consumidor.
Você consegue pensar na possibilidade de sobrevivência desse negócio? Algum cliente teria a paciência e o interesse despertado em fazer compras num local onde tudo parece estar em meio ao caos?
O exemplo acima demonstra vários erros de uma loja física fadada ao fracasso. E o mesmo pode acontecer em uma loja virtual.
Mas sabemos que em lojas de sucesso existe grande preocupação com a preparação das vitrines, disposição dos itens, forma de apresentação das promoções, limpeza e organização do ambiente e muitas estratégias inteligentes para deixar os produtos em evidência.
Tudo isso gera resultados significativos no faturamento e os empresários já entenderam que vale à pena investir nestes “pequenos” detalhes. Porém, no mundo virtual a preocupação nem sempre é a mesma. É lamentável, mas algumas lojas virtuais deixam à desejar na apresentação dos seus produtos.
Uma loja virtual precisa despertar e encantar o cliente para que a compra seja concluída. Isso pode e deve ser feito de várias formas. Podemos afirmar com certeza que o cadastro dos produtos é um fator essencial para o sucesso de vendas de uma loja virtual.
Veja que fazer um excelente cadastro de produtos não exige nenhum investimento adicional. Para realizar as vendas, o cadastro dos produtos terá que ser feito de uma forma ou outra. Então, por que não fazer bem feito? Por que não utilizar essa estratégia simples que exige investimento ZERO e garantir resultados melhores no final do mês?
É praticamente impossível navegar por uma loja onde nada é padronizado, as fotos dos produtos não tem qualidade, ou pior, não correspondem com a realidade.
Ainda pior, é a situação que o cliente precisa utilizar a persistência e a sorte para encontrar o produto que deseja. E depois do esforço para encontrar, faltam informações mínimas sobre o item.
Sobram dúvidas na cabeça do cliente, tanto sobre o produto quanto sobre a qualidade daquela loja virtual. E normalmente o cliente opta por comprar em outra loja. Ou seja, mais uma venda perdida pela má qualidade do cadastro de produtos.
O mais grave dessa situação é que muitos lojistas e administradores de lojas virtuais não conseguem perceber quantas vendas são perdidas por falhas no cadastro de produtos. Muitos não avaliam estatisticamente o problema, que pode ser ainda maior que os carrinhos abandonados em certas lojas.
Ainda encontramos muitas lojas virtuais que estão focadas apenas em investir em marketing e atrair novos clientes. Ótimo, aumentar a quantidade de acessos é muito desejável.
Porém, não adianta atrair novos clientes se suas taxas de conversão estão baixas. O investimento em marketing será praticamente perdido, pois você terá muitas visitas, poucas vendas e resultado financeiro abaixo do esperado. Lembre-se de monitorar constantemente e manter equilibrada a trindade do e-commerce (três métricas mais importantes): 1) Quantidade de acessos 2) Taxa de conversão 3) Ticket médio.
É pensando nisso, que preparamos quatro dicas importantes para melhorar sua taxa de conversão. Você deve considerá-las antes de começar a cadastrar um novo produto, ou até mesmo, utilizá-las para ajustar e melhorar os produtos já cadastrados. Podemos garantir que esse esforço irá valer à pena. E lembre-se você pode fazer isso agora mesmo e sem demandar nenhum investimento financeiro.
Alguns leitores podem pensar: “Eu tenho muitos produtos já cadastrados. Vou ter o maior trabalho para ajustar todos. Não tenho como fazer isso agora. Não tenho tempo!”.
Não desanime e nada de preguiça!
Sugiro utilizar a seguinte estratégia:
1) Escolha o produto que mais vendeu no último mês; 2) Escolha outro produto que possui potencial, mas ainda vende pouco 3) Ajuste o cadastro dos dois produtos seguindo nossas quatro dicas. 4) Deixe o cadastro o mais completo possível. Pense em tudo que pode melhorar. 5) Caso não tenha muito tempo, realize pequenos ajustes de cada vez. 6) Aguarde pelo menos 20 dias e confira os resultados. As visitas e vendas melhoram? 7) Faça o mesmo processo com os demais produtos. 8) Lembre-se: não é necessário fazer tudo de uma só vez. Mas procure melhorar sempre!
Já falamos muito da estratégia e da teoria. Está na hora de apresentar nossas quatro dicas práticas. Vamos lá?!