Você busca se aprimorar?
Autodesenvolvimento, para Tracy Goss, é a capacidade de reinventar-se. Ela diz que se alguém precisa reinventar sua organização e ser bem-sucedido, precisa, em primeiro lugar, reinventar a si mesmo, mudando o próprio ser. Para alterar seu modo de ser, a pessoa deve criar um novo contexto e estar disposta a morrer para poder tornar-se um novo ser; a dizer a verdade para si mesma; a assumir riscos; a fazer promessas corajosas; a ser responsável por suas escolhas e ações; a assumir o compromisso de tornar possibilidades em realidades. E no campo do compromisso, afirma Tracy, não existem explicações, provas, justificativas, receitas. Existe a paixão.
O poder do autodesenvolvimento pode levar-nos à maestria pessoal, uma jornada que começa quando decidimos aprender alguma coisa e nos empenhamos nisso a cada dia, dominando as frustrações que podem advir da não obtenção de resultados imediatos e buscando sempre um desempenho melhor.
Por que os atletas e os músicos treinam o tempo todo? George Leonard, lembrando que cada pessoa está equipada para aprender e continuar aprendendo do nascimento até a morte, sugere cinco chaves mestras para obter-se maestria. São elas:
- instrução;
- prática;
- entrega;
- intencionalidade;
- limiar.
A primeira chave mestra é instrução. Como nos podemos instruir? Para Leonard, podemo-nos instruir em sala de aula, lendo livros, assistindo a filmes, conversando com amigos instruídos, observando a rua e de muitas outras formas.
A segunda chave mestra é a prática. O que significa? Lembrando de um adágio das artes marciais, Leonard diz que mestre é o que fica no tatame cinco minutos a mais do que qualquer outro, todos os dias. Prática, portanto, é qualquer coisa que fazemos sempre, como parte integrante de nossa vida, por amor à própria prática. Tracy afirma que, para termos um desempenho extraordinário, o segredo é a prática. Com base nela, adquirimos a liberdade de nos envolvermos com a vida por ela mesma, como um presente.
A terceira chave mestra é a entrega. O que é isso? Para Leonard, a coragem de um mestre é medida por sua disposição em entregar-se ao professor e às exigências da disciplina necessária à obtenção da maestria.
A quarta chave mestra é a intencionalidade. O que significa? No jargão administrativo, intencionalidade é visão. Para Leonard, todo mestre é um mestre da visão. O autor cita Arnold Schwarzenneger: "Meu desejo de ser Mr. Universo aconteceu porque eu me vi, com a mais absoluta clareza, no palco, vencendo". Podemos lembrar Zico, o menino franzino que se viu um grande atleta e tornou-se exatamente esse grande atleta. Por outro lado, Tracy Goss, ao definir poder como a capacidade de abraçar algo que pensava ser inviável, declarar como possível a realização e transformar a possibilidade em realidade, define possibilidade como um futuro inventado, a partir do qual se vem para o presente. É a visão. É a intencionalidade.
A quinta chave mestra é o limiar. O que significa? Para Leonard, limiar é a exploração dos limites do impossível. O autor alerta que desafiar o limite é um ato de equilíbrio e exige de cada pessoa saber quando está passando dos limites da segurança.
Fonte
GOSS, Tracy. A última palavra em poder. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LEONARD, George. Maestria: as chaves do sucesso e da realização pessoal. São Paulo: Cultrix, 1995.