Automação de Processos com Robôs - RPA
Este é o segundo artigo de uma série sobre RPA. O link em anexo leva para o primeiro artigo, que discute como Ganhar Produtividade com Automação de Processos. http://bit.ly/3996juF
Neste artigo são discutidas as aplicações e benefícios da tecnologia RPA.
As ferramentas de RPA-Robotic Process Automation permitem que qualquer pessoa configure um software de computador, ou um “robô”, para emular e integrar as ações de um ser humano interagindo em sistemas digitais para executar um processo de negócio.
Os robôs RPA utilizam a interface do usuário para capturar dados e manipular aplicativos exatamente como os humanos fazem. Eles interpretam, disparam respostas e se comunicam com outros sistemas para realizar uma grande variedade de tarefas repetitivas.
A utilização de robôs de software podem gerar:
· Aumento de produtividade
· Redução de erros
· Melhora de atendimento aos clientes
· Economia de tempo e dinheiro
· Realocação de recursos humanos para atividades mais nobres e rentáveis
Existem diversas ferramentas de RPA no mercado, cada uma com suas características e funcionalidade únicas, portanto não existe a melhor, mas sim aquela se adequa melhor as suas necessidades.
Os robôs podem executar conjuntos de atividades que humanos executariam como: acessar sites WEB, localizar informações, captura-las, acessar sistemas de ERP lançar as informações, gerar relatórios, enviar documentos por email, enfim tudo aquilo que uma ou mais pessoas fariam de forma coordenada para executar um processo.
Os robôs são capazes de interagir (acessar, navegar, executar transações, capturar dados, lançar informações, executar comandos, etc) em um sem número de aplicativos, executando ações como se uma pessoa estivesse em uma estação de trabalho usando seu monitor, teclado e mouse.
Facilidades de OCR (reconhecimento caracteres em imagens), AI (inteligência artificial) e ML (aprendizagem de máquina) permitem que os robôs de software possam agregar atividades que “aprendam” ao longo do tempo com as informações que são tratadas e agreguem algum tipo de tomada de decisão “inteligente” otimizando a execução de processos.
Em geral, as ferramentas de RPA tem quatro componentes principais, que são:
· Facilidades para mapeamento e desenhos dos processos que serão automatizados
· Ambiente de desenvolvimento para construção dos robôs
· Ambiente para testes e treinamento dos robôs
· Ferramentas para gerenciamento da execução, monitoramento e governança dos robôs
No próximo artigo da série, vamos tratar de exemplos práticos de aplicação de RPA.
Quer saber mais sobre RPA. Cadastre-se no formulário abaixo e receba todas as 9 publicações que faremos sobre o assunto.
Conheça mais sobre a Mark & Bridges e sua solução de RPA em www.mbrti.com
Clique aqui para receber mais informações
Data Analyst | Living in Calgary | Maths MBA | Selenium, R, Python, SQL, ETL, VBA, Finance, Banking
2 aMAS nao podemos usar bot aqui no linkedin, ok.
Diretor de Tecnologia | Transformação Digital | Otimização de Processos | Estratégia Corporativa | Segurança da Informação | IA e Análise de Dados | ESG | Metodologias Ágeis | Inovação | Lean Six Sigma Master Black Belt
4 aExcelente Anderson! Um bom resumo dos.ganhos possíveis. Esse processo reduz muito atividades repetitivas e análises. Estou criando linhas de produção com RPA, o.fanho é fantástico. Eliminando desperdícios e retrabalhos.