Ganhando Produtividade com Automação de Processos
As organizações possuem inúmeros processos de negócio para suportar suas operações. Estes processos são executados por pessoas, sistemas e equipamentos. Os processos podem envolver atividades repetitivas ou esporádicas e sua execução sempre consome recursos como tempo, materiais, disponibilidade de equipamentos e etc, resultando em custos operacionais. Um ganho de produtividade na sua execução representa diretamente a redução de custos e a possibilidade de reorientar os recursos gastos para operações que agreguem mais valor ao negócio.
As áreas industriais e de logística vem trabalhando a melhoria de produtividade a muito tempo, mas as áreas administrativas e operacionais ainda são carentes em otimizar a execução de suas atividades, daí existe um espaço para a automatização e automação de processos.
A automatização de processos se refere ao uso de equipamentos e sistemas para executar tarefas repetitivas e operacionais. Assim sobra para o profissional mais tempo para pensar estrategicamente, utilizando suas competências no crescimento dos resultados da empresa. A automação é quando uma atividade passa a ser executada sem interferência ou intervenção humana.
Com a transformação digital e a presença cada vez mais forte da tecnologia nos ambientes de trabalho, a automação de processos deixou de ser uma novidade. Hoje, essa prática é considerada essencial para gerar mais lucros, inovar e ter um negócio mais competitivo no mercado.
Os ganhos dessa iniciativa são muitos:
· Aumento de produtividade
· Redução de erros
· Melhora de atendimento
· Economia de tempo e dinheiro
· Realocação de recursos para atividades mais nobres e rentáveis
O surgimento de ferramentas para automação de processos, com o uso de inteligência artificial e a aprendizado de máquina (AI e ML), permite que sejam criados Robôs para execução destes processos, daí surgiu o conceito de RPA-Robot Process Automation.
Podemos dizer que o RPA é uma tecnologia de software fácil de usar para automatizar tarefas digitais. Com RPA, os usuários de software criam robôs eletrônicos que podem aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras.
A automação RPA permite que os usuários criem robôs observando as ações digitais humanas. Mostre a seus robôs o que eles devem fazer e deixe que eles realizem o trabalho. Os robôs de software de automação de processos robóticos podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas. A sua utilização traz algumas vantagens como:
· Maior velocidade na execução dos processos
· Confiabilidade e precisão na execução
· Trabalho 24 x 7
Um exemplo de automação que podemos citar é o lançamento de Notas Fiscais de Entrada de Materiais em uma indústria. Este processo envolve várias etapas, como por exemplo:
1. Busca o pedido de compras no ERP
2. Confronta dados do pedido com a NF
3. Lançamento da entrada dos quantitativos no ERP
4. Validação dos impostos aplicados na NF
5. Lançamento financeiro da NF no ERP
6. Lançamento da programação de pagamento no Banco
Estas atividades que são executadas por pessoas distintas, interagindo com diferentes transações/sistemas e repetidas várias vezes todos os dias. A automação das atividades permitiria que as pessoas só atuem nas ativadas para tratar das exceções e as que estejam em ordem são executadas diretamente pelos robôs.
Clique aqui para receber mais informações