Avaliação de risco residencial minimiza acidentes na terceira idade
A revista Apólice publicou um artigo muito interessante sobre prevenção de acidentes domésticos. Simples ações como retirar móveis e incluir itens de segurança são capazes de evitar acidentes e até salvar vidas. O SUS revelou recentemente que 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são causadas por acidentes domésticos. Motivos: escadas sem corrimão, mobiliário desnecessário pelo caminho, tapetes soltos e piso escorregadio.
Algumas iniciativas simples podem evitar armadilhas pela casa que levam a acidentes domésticos graves envolvendo os idosos. Para reverter esse quadro, algumas dicas destacadas na matéria, por especialista, tornam o ambiente residencial mais seguro para os vovôs e vovós: retire móveis desnecessários e tapetes; crie uma iluminação orientativa durante a noite; instale barras de segurança nos banheiros; sinalize as pias e vasos sanitários; mantenha a cama e poltronas nas alturas ideais.
Os animais de estimação são importantes companhias, mas evite deixar os brinquedos pelo caminho. Mante-los em outro ambiente durante a noite é importante para evitar tropeções.
Carlos Augusto C. Tieghi
CEO Clube Infinity