Bandeira japonesa lança seu primeiro cartão de crédito no Brasil
Matéria originalmente publicada no Flash CardMonitor, edição de 30 de abril a 07 de maio de 2018
A JCB, bandeira japonesa de cartões, lançou em parceria com a Caixa seu primeiro cartão no Brasil, o Caixa JCB Único. Para ganhar mercado, a empresa aposta nos cerca de 2 milhões de descendentes japoneses e simpatizantes da cultura oriental que vivem no país como porta de entrada. No entanto, o objetivo é ir além e conquistar clientes economicamente ativos que buscam uma alternativa de bandeira. “Queremos os brasileiros com um cartão JCB na mão, como Visa e Mastercard, mas sabemos que isso não é fácil. Queremos ser uma opção e crescer gradualmente. Há um espaço que podemos entrar”, diz Naotaka Yazawa, diretor-presidente da JCB International do Brasil.
Na emissão, por enquanto, não há outros parceiros no radar. A ideia é consolidar o produto em parceria com a Caixa e aproveitar a penetração nacional do banco estatal. “Vamos sentir o mercado, observar o que os brasileiros gostam e podemos mudar as estratégias do produto”, comenta Yazawa.
O Caixa JCB Único já é aceito nas máquinas da Cielo e da Rede, mas a empresa já trabalha para fechar mais uma parceria com intuito de cobrir a aceitação nacional. Questionado sobre uma versão de carteira digital para o plástico, Yazawa diz que esta é uma possibilidade a ser estudada com os parceiros. “Temos esta tecnologia no Japão, onde o uso da carteira digital é bastante difundido. Por aqui, precisamos falar com o emissor e com os adquirentes”, comenta. Para chamar a atenção dos consumidores, a JCB investiu em uma campanha 100% digital, que irá explorar as redes sociais.
A JCB atua em 190 países, já emitiu 110 milhões de cartões com aceitação em mais de 35 milhões de comércios. O Brasil é o primeiro país da América Latina com a bandeira. "A JCB buscou um parceiro com as características que valoriza e com penetração em todas as classes sociais. Do nosso lado, nós vimos uma oportunidade de estar junto da comunidade nipo-brasileira e das empresas japonesas que estão no Brasil e que já são parceiras da JCB na Ásia. Além disso, estamos diversificando o portfólio”, disse Fábio Lenza, vice-presidente da área de Cartões da Caixa.
Segundo Lenza, o cartão será vendido em todas as agências da Caixa. Nesta semana, a oferta piloto começa em duas unidades, em São Paulo e Brasília. Na próxima semana, a comercialização irá expandir para outras praças. A meta é fechar o mês de julho com a venda do produto em todas as agências do banco. “No primeiro ano estamos prevendo vender e ativar 340 mil cartões”, calcula o executivo. O cartão JCB Único vai ser disponibilizado para correntistas e não-correntistas. Sem variante, não haverá um fator limitante de renda segmentando o portador do cartão.