A BATALHA FINAL: Organização X Tempo
A organização é um dos princípios mais poderosos no dia-a-dia profissional. Ela serve como base para que possamos desenvolver todas as atividades demandadas sem nos perdermos pelo caminho. Organizar o seu dia aumenta a sua produtividade e cria as condições necessárias para planejar o seu tempo. Em profissões como a minha, em que se deve desenvolver distintos projetos, muitas vezes de maneira simultânea, a organização é uma condição sine qua non.
O rendimento profissional de qualquer pessoa piora sensivelmente com desorganização e isso, além de afetar o humor, aumenta a possibilidade de desentendimento e desgaste com os colegas de trabalho, pois não se tem os dados importantes no momento em que é preciso encontra-los. Sem organização perde-se a praticidade e a segurança de qualquer atividade corporativa.
Quando nos organizamos, criamos uma plataforma para todo o resto. Sem organização é impossível ter disciplina, ter foco e o mais importante: ter TEMPO. O tempo é algo extremamente precioso, pois ele nos permite pensar, estudar e analisar as nossas atividades diárias de maneira crítica. Isso nos força a sair da rotina e nos permite ter ideias valorosas para melhorar os nossos próprios processos ou ter insights criativos em conteúdo ou formatos de nossa rotina profissional.
A gestão do tempo é, sem dúvida, a parte mais crítica e mais difícil de ser realizada em qualquer processo de organização. Gerir o seu tempo é encontrar o equilíbrio no desempenho de suas funções para cumprir suas responsabilidades. Claro que imprevistos acontecem, mas administrando o seu tempo, é possível diminuir o impacto causado por eles. Um dos fatores que mais nos fazem perder tempo é justamente o hábito. Criar hábitos saudáveis de organização e planejamento diário são, por isso, de extrema importância.
Somente através da organização é possível ter uma visão do todo e isso nos dá a chance de avaliarmos o que é mais prioritário para aquele dia. Assim, caso surja algo de extrema urgência, você consegue se reorganizar e planejar o seu dia para não haver atrasos. O resultado disso é a possibilidade de desenvolver um planejamento para o curto, médio e longo prazo e conseguir antecipar situações e, assim, avaliar cenários futuros com precisão.