Benchmarking
A moderna organização de empresas preconiza que um dos processos mais recomendados para avaliação do desempenho de empresas é o de benchmarking, que consiste na comparação da performance obtida em determinado processo com aquela obtida pela concorrência.
Uma vez que nenhuma empresa que procure desenvolvimento e maior participação de mercado não poderá se manter estacionada, inerte as melhores práticas executadas por seus concorrentes ou até seus parceiros da mesma Cadeia de Suprimento.
Dentro do conceito de avaliação do Nível de Serviço Logístico deve-se considerar todos os componentes individuais que podem interferir no resultado final do índice apurado, incluindo componentes muitas vezes desprezados como disponibilidade e qualidade dos equipamento de Tecnologia da Informação disponíveis e níveis de capacitação e treinamento operacional interno, por exemplo. Nada mais adequado com este fim do que a aplicação de conceito de Benchmarking.
Estrutura fundamental para a aplicação do conceito: Seleção dos Processos e Indicadores a serem monitorados; Comparação com outras empresas; Compreender a motivação das diferenças; Identificar as ações necessárias para as mudanças.
Exemplos essenciais para entendimento do conceito:
- Em um empresa de venda de calçados por exemplo, pode-se procurar aquela empresa que mais rapidamente consegue distribuir as novas coleções lançadas para entender suas qualidades e as trazer para a empresa de acordo com suas próprias características;
- No ramo de consultórios de advocacia, seria identificar aquele escritório que mais rapidamente consegue resolver com sucesso seus processos, pesquisar quais atitudes são tomadas para que isto aconteça, quais pré-requisitos precisaremos ter para obter os mesmos resultados e tentar repetir os mesmos internamente.
Benchimarking é a uma das ferramentas que permite que a moderna Gestão da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management) atinja sua performance máxima, fazendo com que cada um dos parceiros funcione como um todo, sem que hajam elos fracos que podem tornar vulnerável o desempenho do grupo.