Manutenção de Sistemas Legados
Seu Sistema é antigo, desatualizado e não há mais quem faça sua manutenção ou ela é muito cara? Jogar fora o que existe e está funcionando e comprar tudo novo é, além de caro, totalmente desnecessário! Existe o prazo de aprendizagem ao novo sistema e a possibilidade de, simplesmente, o novo sistema também não atender alguma necessidade!
Manter o sistema legado ou substituí-lo?
- Seu sistema não atende exatamente às necessidades atuais da empresa? Qualquer sistema pode ser atualizado, mesmo sem acesso ao código fonte!
- É antigo, desatualizado e não há mais quem faça sua manutenção? Ou ela é muito cara? Jogar fora o que existe e está funcionando e comprar tudo novo é, além de caro, totalmente desnecessário! Existe o prazo de aprendizagem ao novo sistema e a possibilidade de, simplesmente, o novo sistema também não atender alguma necessidade!
- Existem exigências legais não atendidas? Qualquer impressão pode, por exemplo, ter seu conteúdo ajustado. Gerando uma saída temporária que servirá de entrada em um "interpretador" que gerará a saída conforme necessário!
- Não pode utilizar novas tecnologias que atualmente tem baixo custo, como biometria e radiofrequência? Novas tecnologias podem trabalhar de forma emulada, gerando entradas no método que seu sistema aceitar!
- Há a necessidade de integração dos dados com outros sistemas, mas não há uma forma de extrair os dados? Se seu sistema gera relatórios tenha certeza que os dados podem ser exportados! Se seu sistema aceita digitação via teclado, tenham certeza que independente de qualquer outra necessidade, os dados podem ser importados de fora do sistema para dentro dele!
Você não precisa jogar todo o investimento fora e todo o conhecimento gerado a partir de sua utilização. Qualquer sistema pode receber atualizações externas que permitam a continuidade de sua uso, mantendo a produtividade e atendendo as novas exigências.
As oportunidades muitas vezes estão ao nosso lado, sem que seja preciso novos investimentos! A roda não precisou ser reinventada várias vezes e cada um deu a ela os mais diferentes usos. Precisamos sim, extrair de cada ferramenta todos os resultados possíveis a partir de seu correto uso.
Uma vez que a decisão seja para a migração dos dados para um outro sistema do mercado ou com desenvolvimento próprio, dispomos da tecnologia para importação integral dos dados do sistema atual para o novo ambiente, mesmo que não haja documentação ou opções de exportação no sistema atual.
O acesso à tecnologia se tornou universal, permitindo seu uso desde a maior corporação até a mais simples empresa individual. O diferencial estará então em saber utilizá-la. O domínio funcional sobre o uso das ferramentas baseadas em tecnologia, computadores e sistemas, marcará o diferencial moderno entre as organizações. Com muito maior valor em "saber usar" do que "possuir".