Big Data na prática
#bigdata #biganalytics #bigdecisions #analytics #decisions
Ao invés de falar sobre o que é o Big Data, vamos partir do principio que é um processo. Por mais que o Big Data dependa de uma enorme coleta de dados, é, na análise e interpretação destes dados que tornam o Big Data valioso.
A transformação digital está promovendo a cultura orientada a dados, e permite uma tomada de decisão mais assertiva. Muitas empresas ainda atuam de forma decentralizada na gestão de seus dados. Os dados de diferentes departamentos são armazenados separadamente, sem comunicação interna, o que significa que as estratégias de negócios não foram criadas com uma visão unificada dos dados. E ao usar a análise de big data, os dados são divididos em conjuntos de dados e vinculados entre os departamentos. Permitindo que atuem de forma conectada.
E essa unificação dos ambientes de dados precisa passar por um amadurecimento das equipes dentro da empresa. É muito claro que a análise de big data está revolucionando o processo de tomada de decisão das empresas.
Porém para que possamos aproveitar esse volume de informações precisamos organizar, estruturar, analisar, enriquecer os dados para assim dispor de elementos que facilitarão a tomada de decisão. Este é um processo continuo, a imagem acima reforça o processo de coleta dos dados, análise até entregar elementos para tomada de decisão.
Este será um dos grandes desafios que passaremos a enfrentar diariamente, traduzir essa enorme quantidade de informações em dados qualificados para tomada de decisão.
Você está passando por este processo?