Black Friday 2024: uma oportunidade para inovar

Black Friday 2024: uma oportunidade para inovar

A Black Friday é amanhã e eu quero de te perguntar: a sua empresa está preparada para este evento? Nos últimos anos, esta data, que antes era algo muito característico e popular dos Estados Unidos, virou febre no Brasil. Segundo um estudo da MField, a intenção de compras em 2023 cresceu 32% em relação a 2022, e a expectativa é que continue assim. Com certeza, é uma data que tem muito destaque no varejo e, ao longo dos anos, ela vai muito além de promoções e descontos, mas representa uma verdadeira inovação no universo dos negócios. Essa crescente popularidade da Black Friday é apenas um reflexo direto de como consumidores estão cada vez mais exigentes e informados, de forma que as empresas sempre tentam se superar a cada ano. O boom das inteligências artificiais também possui um papel relevante para diversos negócios conseguirem construir novas estratégias de venda. Nesta newsletter, exploro mais sobre o papel da tecnologia nesse dia especial para o comércio, além de estratégias específicas e como empresas de base tecnológica também podem surfar nessa onda. Confira!


1. O papel da tecnologia na Black Friday

Achou que essa newsletter não iria ter nada relacionado à inteligência artificial? Achou errado! Brincadeiras à parte, ela, novamente, aparece para ajudar em estratégias relacionadas, principalmente, ao atendimento ao cliente, marketing e venda de produtos e soluções. De modo geral, com a união entre a IA e a quantidade de dados gerada, é possível realizar análises mais profundas e decisões estratégicas que podem fazer a diferença na jornada da empresa. Além disso, a oportunidade de analisar o comportamento e até mesmo o feedback direto dos clientes é algo extremamente positivo para refinar soluções e produtos. Outra vantagem da IA para empresas que vão investir pesado na Black Friday neste ano é a questão da automação logística e do omnichannel. Com certeza, a integração entre diferentes canais - daí vem o nome “omnichannel” - não é mais um atrativo extra que as empresas podem adquirir, mas uma necessidade. Esse processo logístico parte do princípio de que canais digitais e físicos devem ser integrados; algo que pode parecer óbvio para alguns, mas requer uma estrutura muito bem consolidada para funcionar. Tudo isso para afirmar que: é mais do que preciso refletir sobre a jornada do consumidor! 

2. Estratégias de dados e insights

A jornada do consumidor é o ponto mais importante para a empresa que quer sair da Balck Friday com um saldo positivo. Desde o momento que ele adquire o produto ou solução por meio de um canal digital até ele realizar uma retirada física, ou receber o produto em sua casa, tudo tem que estar polido para que problemas e interferências não ocorram. Nesse contexto, o onmichannel permite que negócios em épocas de grande demanda, como a Black Friday, ofereçam mais conveniência e agilidade, ou seja, tudo que os clientes desejam! Sem mais essa de lojas cheias e filas intermináveis. O uso de big data também é importante, já que por meio ele é possível prever demandas, ajustar estoques e otimizar a cadeia de suprimentos. Também penso que um ponto muito importante para os negócios na Black Friday é investirem no poder das redes sociais, impulsionando o marketing para explorar a proximidade do cliente que essas plataformas oferecem e falar direto com ele. Engajamento é uma palavra-chave para este grande evento!

E FALANDO EM BLACK FRIDAY E OPORTUNIDADES IMPERDÍVEIS...

Quem se inscreve na Imersão e Mentoria em Finanças Estratégicas até amanhã, 29 de novembro, ganha 30% OFF!

Desperte o potencial financeiro do seu negócio, são mais de 16 horas de conteúdo, com aulas online e ao vivo. A próxima turma começa dia 23 de janeiro de 2025!

Inscreva-se clicando no banner abaixo:

3. Black Friday como um laboratório de inovação

E a Black Friday não é só uma época positiva para os grandes negócios; startups e empresas de base tecnológica, de modo geral, também podem encontrar caminhos para se beneficiar desse momento. Conforme o estudo da MField, a maioria das pessoas realiza compras online hoje em dia, o que nos leva a importância de oferecer um suporte 24h e acompanhar as tendências nas redes sociais. Além disso, a Black Friday é um tipo de laboratório perfeito para startups B2C (Business to Costumer) validarem suas soluções e desenvolverem benchmarks para o ano de 2025. Nesse contexto, é preciso combinar inovação, a característica marcante de toda startup, com uma logística que promova um crescimento sustentável. Algumas estratégias interessantes para fortalecer a presença da startup no período da Black Friday são:

  • Otimizar o site para que os clientes sejam direcionados para as promoções da Black Friday, deixando-o mais intuitivo possível;
  • Minimize o número de etapas do checkout, faça valer a frase “Compre com um clique”, para não perder o interesse dos clientes;
  • Mantenha o site atualizado, informando quais produtos já estão acabando, e crie um conteúdo que não seja apenas relevante para a Black Friday, mas sim para o seu negócio durante o ano todo!

Conclusão

O que podemos concluir com a Black Friday é que ele não é apenas uma corrida por preços baixos, mas, sim, uma vitrine para negócios que buscam inovar e construir relações duradouras com seus clientes! Aproveite a época e teste as possibilidades que a sua startup oferece, elaborando uma estratégia precisa e que seja possível de ser aplicada. Mas, agora, quero perguntar para você, founder e CEO de empresa: como vai ser a Black Friday para a sua startup? Considera essa uma época oportuna para investir? Deixe nos comentários a sua opinião.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cristiano Freitas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos