Bolsa brasileira e real estão entre os piores desempenhos do mundo em 2024
Analisando primeiramente a questão macro:
O ano de 2024 tem sido desastroso para o mercado financeiro brasileiro. O índice Ibovespa acumula uma queda de mais de 10%, contrastando com os índices globais, que em sua maioria apresentam valorização.
Esse desempenho não é novidade, considerando o cenário de incertezas econômicas, políticas e fiscais que o país enfrenta. Como disse o próprio vice-presidente: "voltaria à cena do crime", refletindo a contínua instabilidade política. Então, não é surpresa que, em um mundo com tantas oportunidades, os investidores estejam relutantes em manter seu capital no Brasil.
O desempenho péssimo não se restringe apenas à bolsa. Por consequência, o Real também enfrenta um ano difícil, com uma desvalorização de cerca de 11% em relação ao dólar. A moeda brasileira saiu de R$ 4,85 no fim de 2023 para R$ 5,42 na data de hoje.
Esta questão toda, com certeza, vai refletir nas Empresas, Empregos, Salários, Rendas, nos Supermercados, no Convênio Médico......
Agora a questão micro:
Diante deste fato, em que não temos meios para interferir nestas decisões governamentais que afetam a todos, as pessoas devem aprender a agir naquilo que têm controle, ou seja, nas suas finanças pessoais.
Recomendados pelo LinkedIn
É crucial desenvolver conhecimentos sobre o mercado como um todo – seja em renda fixa, variável, ou em pontos que afetam empréstimos e financiamentos – para proteger o capital e esforços vindo do trabalho.
A educação financeira é a chave para navegar em tempos de instabilidade, que aliás é muito comum no Brasil.
Compreender como gerenciar os investimentos e tomar decisões informadas faz a diferença entre perder dinheiro e aproveitar oportunidades de crescimento, mesmo em um cenário adverso.
Se deseja conhecer mais sobre as finanças pessoais veja o link abaixo e outros do nosso Blog, e se tiver dúvidas é só nos chamar.