Branding: Como oferecer uma boa experiência de marca
Como melhorar a experiência de marca para seus clientes? Quer ter uma marca de sucesso?
Você sabe o que significa experiência de marca? Independentemente da área de atuação da sua empresa, ter uma marca bem trabalhada se torna um pré-requisito para você considerar o seu negócio um sucesso. Assista o vídeo com as dicas do Rodrigo Gomes fundador da Agência Tupiniquim em parceria com a SumUp e leia nosso passo-a-passo para construir uma marca de sucesso!
Vamos começar com um exercício mental bem simples: se nós te pedíssemos para pensar nas cores vermelho e amarelo, qual empresa viria na sua cabeça? Grandes chances de você ter visualizado o McDonald’s por alguns segundos na sua cabeça, certo? Isso se dá ao fato de que o McDonald’s possui uma identidade forte e é uma referência para seus clientes. Você deve almejar o “status de referência” para sua empresa também – e deve trabalhar em cima disso.
Elementos como nome, logo, paleta de cores e textos impactam na visão do seu cliente a respeito da sua empresa, e todos esses elementos devem ser aprimorados para condizer com a imagem e a mensagem que a sua empresa quer passar.
Você já parou para analisar como é a marca de seus concorrentes? Pense: o que torna a sua empresa diferente deles? Por que seus consumidores deveriam dar atenção para o seu produto ou serviço? É onde você deve começar a pensar sobre o conceito conhecido como “experiência de marca”. E ela é a junção de todos os fatores que citamos acima com outros aspectos.
Hoje, quero falar sobre como a experiência de marca pode fortalecer ou até mesmo manchar uma empresa (mas não queremos isso, certo?).
Essas dicas são válidas tanto para quem está começando a sua empresa agora ou para quem já tem uma empresa e precisa melhorar! Pegue sua caneta e anote esses dicas!
- Conceito de peças de comunicação e de experiência de marca
- A apresentação das peças de comunicação faz diferença
- Sua empresa deve mostrar unidade na comunicação
- O sucesso está em mostrar a essência da marca
Você precisa entender o conceito de peças de comunicação e de experiência de marca
Provavelmente você já deve ter alguma experiência com peças de comunicação, seja através de cartões de visita, cartazes ou páginas na internet. É a parte mais visual da sua marca e que serve como ponte para o cliente. As peças de comunicação constroem a identidade da sua marca, é como você quer que o público a veja.
A identidade é responsável por grande parte do impacto causado no cliente, já que uma empresa bem apresentada causa uma impressão mais profissional e séria. No entanto, o ponto em que suas energias devem ser focadas à princípio é na experiência de marca.
A experiência está relacionada ao contato que o público teve com a sua marca e constrói a imagem da sua empresa. A apresentação da sua empresa pode ser a mais impecável possível, mas se a experiência do consumidor não for boa, a imagem que o público terá será negativa.
Vamos para um exemplo prático:
Você decide ir até o shopping center da sua região e vê uma nova unidade de uma grande franquia de lojas. Ao chegar na loja, você é mal atendido pelo vendedor. Com certeza você não irá sair de lá dizendo que “o vendedor de tal loja é péssimo”, e sim que “o atendimento de tal loja é péssimo”.
Percebe a diferença? Você transfere toda a experiência negativa que teve com um funcionário para a loja, deturpando totalmente a imagem da rede para você. Agora aplique isso para outros clientes e você terá o conceito de experiência de marca.
Se a sua empresa vende roupas e no site e redes sociais existem apenas fotos mal tiradas, borradas e de má qualidade, o cliente irá pensar a mesma coisa do seu produto. Tudo o que você comunica para o consumidor é transmitido de volta para o produto.
Um restaurante com cardápio sujo e rasgado terá uma péssima imagem para a clientela. A imagem que a sua empresa possui é construída pela experiência da marca.
A apresentação das peças de comunicação faz diferença
É super importante que as peças de comunicação da sua empresa transmitam a mesma qualidade que você oferece no seu serviço ou produto.
Não importa o tamanho do seu negócio, um logotipo, um cartão de visitas ou um site bem estruturado pode ajudar você a transmitir mais credibilidade, além de facilitar para que outras pessoas se identifiquem com sua marca.
Para a construção de boas peças de comunicação e uma identidade visual sem erros, você pode contar com a Tupiniquim!
Sua empresa precisa demonstrar unidade na comunicação
Vamos a mais um cenário: você tem uma casa de bolos e seu logo utiliza as cores marrom e vermelho. É interessante que você mantenha esse padrão nos demais itens de comunicação que serão entregues para o público, como embalagens, cartão de visitas, site e panfletos.
Isso ajuda para que você consiga se diferenciar da concorrência, já que sua marca será reforçada na mente dos clientes e será lembrada com mais facilidade.
O sucesso está em mostrar a essência da marca
Vamos lá, é hora de valorizar o seu produto/serviço. Digamos que essa mesma casa de bolos anuncie que vende “bolo de chocolate por R$ 30”. Parece bem sem graça e desinteressante, certo?
Agora, e se o anúncio mostrasse os diferenciais do produto? Colocando em evidência tudo o que agrega valor ao bolo, o anúncio chamaria muito mais a atenção do público. Um “bolo de chocolate belga, com cenouras orgânicas, feito com farinha de amêndoa, sem glúten e produzido artesanalmente, por apenas R$ 30” parece mais atraente para você? Pois bem, para o público também será.
Ao mostrar os diferenciais do produto, o valor fica parecendo até uma pechincha. Procure apresentar os pontos fortes em todos os materiais e o público reconhecerá a sua empresa pela boa experiência de marca que tiveram com ela. Qual é o “chocolate belga” do seu negócio?
Não me preparei para investir em uma boa experiência de marca, como eu devo proceder?
E se você está preocupado com o custo relacionado à uma boa marca, não se desespere. É claro que qualidade tem um custo, mas se você está começando agora o seu negócio e ele ainda não engrenou, existem ferramentas que podem ajudar a construir uma boa comunicação. Dê os primeiros passos e conforme sua empresa crescer, o ideal é contratar profissionais experientes para cuidar da identidade dela – a Tupiniquim pode dar vida nova à marca da sua empresa.
Não se esqueça que a chave para o sucesso é transmitir os diferenciais da sua marca com clareza. Com essas dicas, você já sabe o que precisa melhorar para oferecer uma boa experiência de marca para seus consumidores.
Você está gostando dos conteúdos que venho compartilhando? Diga-me o que mais gostaria de ver sendo tratado por aqui.
Até mais!
Rodrigo Gomes