BrasDex, o malware que realiza fraude em transferências via PIX dos brasileiros

BrasDex, o malware que realiza fraude em transferências via PIX dos brasileiros

Descoberto em 2022 pela empresa de cibersegurança TheadFabric, o BrasDex é um malware (software malicioso) que possui como alvo específico usuários brasileiros. Através dele, cibercriminosos acessam, de maneira remota, dispositivos eletrônicos e contas bancárias dos usuários, realizando fraudes com transferências via PIX para contas de “laranjas”. 

Os dispositivos são contaminados com o vírus por meio de golpes de phishing, que consistem na infecção do aparelho quando o usuário clica em links maliciosos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais. Ao clicar no link – que pode conter falsas ofertas, premiações ou promoções – o usuário, na realidade, aceita o download do vírus. 

Uma vez instalado no dispositivo, o BrasDex possibilita a interceptação de transações bancárias das vítimas, que usualmente só descobrem a fraude após a geração do recibo, uma vez que percebe que o dinheiro foi direcionado a um desconhecido.

Nesse sentido, é importante o aculturamento dos usuários em relação à privacidade e proteção de dados para se proteger desta e de outras ameaças cibernéticas. Seguem abaixo algumas dicas para a prevenção:

  1. Evite clicar em links desconhecidos;
  2. Jamais instale aplicativo fora das lojas oficiais (PlayStore ou AppleStore);
  3. Sempre desconfie de abordagens com nome de uma instituição bancária: o banco jamais irá pedir a instalação de um aplicativo. Se houver dúvida entre em contato direto com o canal oficial do banco;
  4. Não dê seu consentimento para apps que peçam acesso irrestrito ao seu dispositivo;
  5. Ative em todas as suas contas autenticação de dois fatores: por exemplo, via biometria ou outros apps.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos