BSC - Vantagem competitiva, como garantir sua efetividade e resultados?
Em tempos de mercados muito competitivos, é cada vez mais comum se ouvir o termo “Vantagem Competitiva e/ou Estratégica”. É preciso concordar que o crescimento e sobrevivência das empresas está intimamente ligada ao acompanhamento de indicadores e implementação de uma gestão efetiva e eficiente, para que a empresa possa medir e realizar sua missão, aderentes a visão e objetivos estratégicos, de forma plena, buscando o atingimento das suas metas.
Um fator crucial na implementação destas estratégias, também passa por uma gestão eficaz dos indicadores, que seja realizada e conduzida com excelência, pois embora possa parecer um tema de fácil entendimento e aplicação, vários desafios se apresentam durante todo o processo de implementação e operacionalização dos objetivos estratégicos e suas ferramentas de medição.
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão que acompanha e monitora a estratégia fomentada pela empresa, através de indicadores financeiros e não-financeiros. O Balanced Scorcard está dividido em quatro perspectivas básicas: finanças, processos internos, clientes e aprendizado-crescimento. Em todas as dimensões, devem ter seu objetivo, indicadores, metas e iniciativas muito bem definidas. Os resultados obtidos nesses quatro aspectos podem assegurar a continuidade dos resultados financeiros e não financeiros, auxiliando assim na condução da organização na direção dos seus objetivos estratégicos.
Abaixo seguem algumas vantagens da sua implementação.
- Possibilidade de se observar a organização de uma forma abrangente e sistêmica, avaliando o desempenho organizacional, considerando os objetivos financeiros e não financeiros de curto e longo prazo.
- Ao definir as quatro perspectivas de avaliação da organização, possibilita as empresas um direcionamento sobre os principais pontos a serem observados no momento da definição de estratégias, e com isso diminuindo o desgaste no momento de um planejamento estratégico.
- O conceito de causa e efeito entre as perspectivas possibilita a empresa alocar os recursos de forma planejada, consciente, otimizada e focando nos setores com o desempenhos inapropriados.
- A utilização do mapa estratégico como forma de divulgação dos objetivos é outra vantagem, pois ele sintetiza as diversas realidades identificadas, num documento de leitura simples e de fácil compreensão e monitoramento, uma vez que cada perspectiva é muito bem definida e não dá margem a dúvidas:
- Financeiro: para sermos bem sucedidos financeiramente, como deveríamos ser vistos pelos nossos acionistas;
- Clientes: para alcançarmos a nossa visão, como deveríamos ser vistos pelos nossos clientes;
- Processos Internos: para alcançarmos a nossa visão, como sustentaremos a nossa capacidade de mudar e melhorar;
- Aprendizado e Crescimento: para satisfazermos nossos acionistas e clientes, como sustentaremos a habilidade de aperfeiçoamento e mudança.
- A necessidade de mensuração de resultados através dos objetivos, requer uma movimentação constante da organização em busca de atingir as metas estabelecidas, gerando um maior conhecimento dos funcionários sobre os reais objetivos da organização, uma maior colaboração e união, e assim influenciando toda a organização de uma forma positiva.
- Capacidade de propiciar a empresa várias medições. Ao medir você obtém a informação necessária para reduzir o risco do fracasso ou para confirmar uma boa estratégia. O maior efeito de uma boa estratégia, definida e confirmada, é o fato de fortalecer a empresa no que tange a comunicação e união a toda organização, deixando transparecer para todas as pessoas a importância de se medir o que se está realizando e corrigindo os rumos, quando necessário.
- O BSC pode se transformar numa ferramenta para motivação diária pessoal, podendo passar uma visão mais completa das ações que interferem no progresso de cada colaborador, se tornando uma ferramenta para crescimento individual e coletivo, com um maior engajamento das pessoas na busca de soluções, para melhoria constante e competitividade. Além disso, o uso de indicadores pode ser utilizado para estabelecer a remuneração variável, como distribuição de resultados.
Alinhamento da organização e comunicação contínua dos resultados por todos os níveis, certamente provoca uma mudança cultural, envolvendo toda a organização em um aprendizado estratégico, para que todas as ações sejam focadas nos objetivos equilibrados de curto e longo prazo, criando assim o tão esperado diferencial competitivo.
Como fator primordial na implantação do BSC, é de extrema importância que o maior número de pessoas seja envolvido. O ideal é que pelo menos todo o nível estratégico e gerencial participe ativamente da formulação do mapa estratégico, do plano e da definição dos objetivos estratégicos que serão implementados. O alinhamento e participação de todos os colaboradores, é tido como um fator crítico de sucesso para conquista das metas da empresa.
Os resultados na aplicação do BSC, em empresas do mundo inteiro, demonstram que as desvantagens que se apresentam estão relacionadas com uma má aplicação da técnica do que propriamente do método do BSC, apesar das críticas que precisam ser administradas, é possível concluir que o BSC é um importante instrumento estratégico para se conseguir administrar uma empresa na atualidade.
Especialista em desenvolvimento de novos negócios em TI.
8 aÓtimo Artigo !