Burn On, prima do Burn Out. Entenda melhor esta recém descoberta.

Burn On, prima do Burn Out. Entenda melhor esta recém descoberta.

Hoje pela manhã, a Época Negócios, Futuro do Trabalho trouxe uma coluna com o seguinte título: "Burn on: conheça a nova síndrome, prima do Burn out".

A publicação destacou a descoberta de uma síndrome de exaustão no trabalho que está mascarada pela ausência do colapso paralisante, ou retardo deste momento.        

Dores no pescoço, nas costas, na cabeça, bruxismo e perda da esperança são os primeiros sinais dessa condição, que foi descrita por seus classificadores, os psicólogos alemães Timo Schiele e Bert Te Wildt, e foi mencionada pela primeira vez em 2021.

Esta recém descoberta síndrome, denominada "Burn on", diferencia-se do "Burn out" por sua natureza de exaustão crônica extrema causada pelo trabalho, muitas vezes mascarada por um processo depressivo. Acomete pessoas que vivem sob estresse constante, sem necessariamente apresentar o colapso típico do Burn out (isolamento, queda na produtividade, irritabilidade, ausências no trabalho, palpitação, lapsos de memória, etc).

No contexto brasileiro, recentemente, temos testemunhado casos emblemáticos de profissionais que enfrentaram essa síndrome e cujas histórias alcançaram as mídias e redes sociais. Essas situações ressaltam a importância de reconhecer os sinais de exaustão no trabalho e buscar apoio adequado.

A intenção por trás da divulgação dessas informações não é apenas fornecer mais do mesmo, mas sim conscientizar sobre a importância de reconhecer os sintomas e buscar ajuda.

É fundamental entender que ser funcional no trabalho não deve significar sacrificar a saúde física e mental, pelo contrário, deve ser leve e prazeroso.

Se você se identifica com este momento, está na hora de se colocar em primeiro plano. Te mostro que é possível ter uma vida leve, se reconectando com a paixão pelo trabalho, sem sacrifícios, sem dor.

O aconselhamento de carreira pode ser uma ferramenta valiosa para trazer reflexões sobre sua vida, carreira e trabalho, auxiliando na construção de um projeto de vida mais saudável e na tomada de decisões mais coerentes e respeitosas consigo mesmo.

Não ter entrado em colapso não significa que sua saúde mental está bem. Vamos conversar sobre isso?


#bournout #burnon #saudemental #saudenotrabalho #consultoriadecarreira #carreira

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos