A Solução para as Barreiras Criadas pelas Plataformas de Seleção (ATS) está neste Palco!
Muitos candidatos relatam estar frustrados com as plataformas de seleção (Gupy, Catho, Sólides e outras), alegando não serem tão eficientes quanto propõe, gerando dificuldades, barreiras. Apesar das reclamações ainda dependemos delas para participar de processos em grandes empresas e pelo visto reclamar não resolve. Mas o que fazer então?
Estas plataformas foram criadas para otimizar o tempo das empresas na contratação e cada uma propõe uma solução que imagina ser mais adequada aos problemas de seus clientes. Não existe uma perfeita! Eu já utilizei muitas delas em contratações e sou a favor do uso da tecnologia, mas também entendo que precisamos ouvir as pessoas que utilizam na intenção de entender o que está acontecendo e como melhorar.
Compreender como estas plataformas funcionam e o que propõe é um primeiro passo. Mas neste artigo eu tenho uma proposta para além do uso de palavras-chave, preenchimento de campos, pedir recomendações, para ajudar o algoritmo a te escolher.
No último sábado, no workshop LinkedIn Master, provamos que o método 4S para ampliar a visibilidade no LinkedIn é a chave para alcançar qualquer objetivo profissional. A metodologia 4S inclui:
💎Seletividade: Escolha criteriosamente os conteúdos que compartilha e com quem se conecta.
💎Sistematicidade: Mantenha uma presença constante e organizada.
💎Simpatia: Interaja de forma amigável e construtiva com a sua rede.
💎Solicitações: Recomende e peça recomendações para fortalecer seu perfil.
Recomendados pelo LinkedIn
Ou seja, a solução para alcançar seus objetivos de carreira qualquer que sejam eles está em fortalecer sua marca pessoal, seu posicionamento frente ao mercado de trabalho. Você é o protagonista aqui, você precisa se destacar neste palco!
Que ver alguns exemplos clássicos: Mariana Ruy Barbosa, recentemente declinou a um contrato fixo interessante com a rede globo, após 20 anos nesta empresa. Tantos outros profissionais fazem este movimento planejado. Eu mesma sou um exemplo, após 8 anos trabalhando em médias e grandes empresas, buscando crescimento, reconhecimento, dedicando intensamente aos negócios, negligenciava meu potencial e marca pessoal e quando fui demitida em 2019, tive coragem de "colocar a casa em ordem" e estrutura um planejamento de carreira acertado com meus valores e decidi empreender.
O fato é que AINDA ACREDITAMOS QUE trocar de empresa vai resolver os nossos problemas, que arrumar um novo emprego é a ÚNICA SOLUÇÃO, quando na verdade o que você precisa mesmo é fazer uma melhor gestão de carreira, sendo estratégico e investindo nela para ter opções.
Se hoje a Marina pode negar ter apenas um contrato fixo, é porque certamente ela tem escolhas bem melhores para sua carreira. Fazendo uma análise mais prática sobre como está sua Marca Pessoal aqui no LinkedIn e o que ela reflete sobre você, me diga: A sua vitrine (foto, capa do LinkedIn e títulos) são atrativos e assertivos com os seus objetivos profissionais?
Escreva aqui nos comentários quais os seus objetivos e eu analisarei seu In e oferecerei algumas sugestões de melhoria 👇💫💜