Busque networking que funciona

Networking é algo que devemos fazer todos os dias, não só quando precisamos.

Mas quais as oportunidades que encontramos para estabelecer conexões sólidas? Vou mostrar aqui que o caminho pode ser mais simples do que imagina.

Hoje você está em um projeto importantíssimo. Alguém pede um horário para apresentar um produto ou simplesmente tomar um café. Você não nega. Não nega diretamente, mas adia ou não responde. Você está longe de ser uma exceção, infelizmente. 

E esse é o principal obstáculo para os dois lados desse networking: tempo. Mas, eu aprendi ao longo da minha carreira, que o mundo é realmente redondo. E é grande a probabilidade, que um alguém que você ignorou, em um futuro próximo, ser a conexão que você precisa. E aí? 

Bom, como começamos a falar acima, promover sozinho encontros e encontros é um esforço que, na verdade, vai muito além de separar um momento na agenda. Precisa reconhecer e estabelecer conexões que realmente tragam valor. Quando estamos perdendo uma chance? Afinal, é exatamente nas atividades de networking que surgem as indicações para um novo trabalho. Segundo pesquisas da área, mais de 70% delas. Sem contar os infinitos insights que este ou aquele relacionamento poderiam trazer para agregar ao próprio projeto no qual estamos trabalhando. 

Rede social poderia resolver a questão do “tempo” e administrar essa “seleção”, mas a esta altura você já descobriu que também garantia de contribuição, não é mesmo? Quantas pessoas você realmente se relaciona on-line a ponto de testemunharem com propriedade a seu favor? 

Sou uma pessoa gregária, gosto de fazer parte de grupos, associações, equipes. Acredito que é através desse convívio com as pessoas e através das pessoas que alcançamos o nosso melhor.

Participo de dois grupos bem relevantes, o G3 em São Paulo, que é um grupo de Diretores de RH e a Regional Metropolitana Oeste da ABRH SP, na região de Barueri e cidades vizinhas. Eu e muitos dos frequentadores passamos juntos da fase de simples conhecidos para a fase de amigos.

Quando você frequenta um grupo, com encontros presenciais, basta uma, duas vezes por mês para que consiga romper barreiras que outras modalidades de networking não conseguem . Você transforma a relação de contato para relacionamento consistente – não só com uma pessoa, mas com várias no mesmo tempo-espaço. Cria-se uma troca de informações única que só a convivência na vida associativa pode trazer para você.

Você é incentivado a compartilhar! E compartilhar é uma palavra intrinsecamente relacionada a networking. A vida é retribuição, mas a retribuição é um ato que precisa acontecer naturalmente. Se você quer estabelecer relações de qualidade e duradouras, busque um espaço assim para vc. Com certeza a sua rede de relacionamentos crescerá e então terá muita história de sucesso para contar.


Amanda Farias

Account Executive at The Cloud People Brasil

1 a

Claudia, obrigada por compartilhar!

Simone Madrid

Founder da Teamwork Hunting | Executive Search

4 a

Claudia Meirelles excelente artigo sobre networking e compartilho do mesmo conceito. Obrigada por me aceitar na sua rede e se tivermos oportunidade gostaria de ter a oportunidade de te apresentar a minha startup de conexões. Se chama Top2You. Abcs

Marisa Saphir

Consultoria de Eventos Corporativos | Coordenação de Equipes Internas de Eventos | Logística para Transfers Executivos | Contratação de Espaços e Assessoria Operacional

5 a

Claudia! adorei o artigo! na realidade todos deveriam adotar a prática do Networking. parabéns!

Suely Fernandes

Recrutadora Senior de profissionais.

6 a

Parabéns pelo artigo Claudia. Concordo muito com ele. Também gosto muito de estar em grupos. Neste momento não estou em nenhum mas estou em busca de algum como o G3, por exemplo. Abraços,

Leticia Rhinow Cunha

Gerente de People Experience @e-Core

6 a

Boa noite Claudia! Muito legal seu artigo! Obrigada por compartilhar! Concordo contigo e estou em busca de grupos de RH relacionados aos temas Inovação nas praticas de RH, Cultura e Gestão de Mudanças em ambientes de M&A. Se souberem de algum ativo e legal aqui em SP agradeço a indicação! Um abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudia Meirelles

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos