BYD INVESTIGADA NA BAHIA
A fábrica da BYD na Bahia está sendo investigada por suspeita de trabalho degradante.
Previsível. A China nunca foi "um bom exemplo" na questão da gestão de pessoas.
Muitos estão vinculando o problema a questão do "socialismo". Pensamento raso tem cura?
China não é exemplo. EUA também. Aliás os dois países já estiveram envolvidos em verdadeiras vergonhas na história das relações trabalhistas. Separados ou juntos.
"China não é exemplo. EUA também."
Por exemplo o escândalo da FoxConn e o caminhão de chineses que se suicidaram "trabalhando" para a queridinha Apple. O exemplo da Nike e o seu fornecedor que adorava trabalho escravo.
O fato é que são pouquíssimas empresas no Brasil, nos EUA, na China e no mundo que são civilizadas. No sentido mais amplo.
Produtos modernos. Gestão de pessoas na idade da pedra. E você é sócio. Faz parte do problema.
Já pensou se os consumidores punissem marcas abusadoras?
Mas isto ainda não está no horizonte.
Basta ver a reação das pessoas por aqui quando se fala em algum avanço nas relações trabalhistas. Basta ver que este tipo de notícia não é divulgada como merece.
Motivo? São compradoras de espaço publicitário. E ai a gente precisaria de uma curadoria mais comprometida com valores maiores do que somente o dinheiro.
#BYD #foxConn #trabalhoEscravo #apple #nike
Gestão de RH | Gestão de Patrimônio | Gestão de Pessoas
4 dÓtima postagem, Marcos S.! Infelizmente estamos num país sem lei! Essas investigações ainda são minoria.
Gerente, coordenador ou supervisor administrativo financeiro | Habilidades analíticas, Folhas de pagamento, análise fiscal e contábil, liderança de equipe, gestão de contratos, medições
1 mQuem ainda se ilude que a China com uma população continental, desesperada por um mísero emprego pra matar a fome, onde não existe leis e garantias trabalhistas, poderia aceitar chegar no nosso país e acatar nossas regras internas, uma vez ela sendo a detentora do monopólio das vagas, já aqui também estamos com um número grande de desempregados se sujeitando a qualquer coisa? Por outro lado colocar EUA no mesmo balão, é um absurdo ou ignorância da realidade daquele país. Lá, as pessoas são valorizadas pelo que faz o não tem o estado como sócio, recebendo parte do seu suado salário. Fato é, que falta pouco para nós tornarmos colônia chinesa, já que eles estão comprando tudo que temos.
Pai da Beatriz│Técnico em Segurança do Trabalho Sr │Bombeiro Civil | Auditor ISO | Assist. téc. pericial| Instrutor com Proficiência em SSMA│Higiene Ocup.│SGI│Graduando Eng. de Produção│Green Belt│eSocial │ISO 45001│ESG
1 mInfelizmente, isto é uma prática comum deste segmento.
Head of People / 70 mil seguidores / Psicólogo Organizacional / Consultor / 3 livros copublicados / Puc IAG Master / Professor Universitário
1 mFala comigo! Comente o nosso novo artigo.