Cérebro e Aprendizagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para que a aprendizagem aconteça de maneira efetiva, diversos fatores são fundamentais, como: psicomotor, cognitivo, emocional e social. Isso envolve TODAS AS ÁREAS do nosso cérebro e esses fatores devem estar em harmonia para que a retenção da informação e a construção do conhecimento aconteçam de uma forma eficiente.

O processo de aprendizagem é complexo, trabalhoso e desconfortável de acontecer. Ele nos direciona para algo desconhecido e, isso faz com que tenhamos um exercício cognitivo intenso.

É o que sempre falo em minhas aulas: “Aquilo que você faz com facilidade, você já aprendeu". Ou seja, quando vamos aprender algo novo (aquilo que não estamos acostumados a fazer), é desafiador e exige energia.

Em uma das aulas sobre “Transtornos de Aprendizagem”, que tive a oportunidade de ter com a grande pesquisadora e referência em Neurociência e Transtornos de aprendizagem, Drª. Sylvia Maria Ciasca, vimos sobre os muitos aspectos que são essenciais para que a aprendizagem aconteça no cérebro e ela ressaltou 3 pontos:

ESTIMULAÇÃO: o cérebro precisa ser estimulado adequadamente para aprender;

MOTIVAÇÃO: Só entra e é fixado no seu cérebro aquilo que você quer e tem vontade de aprender;

AMBIENTE PROPÍCIO: o cérebro se adapta ao estilo de vida do seu dono. Por isso, o contexto social e as pessoas com as quais convivemos exercem grande influência no nosso desenvolvimento.

É muito importante lembrarmos que não existe um padrão único de aprendizagem e, cada pessoa tem uma forma de aprender e assimilar as informações. Devemos respeitar a individualidade e as diferenças de cada um, buscando estratégias que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem.

Claudia Chebabi Andrade

Gestão | Articulação | Especialista em Projetos de Impacto Social I Primeira Infância e Educação

5 a

muito bom!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Junior Cadima

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos