Caliber Insights #2 | Especial liderança feminina
Olá, assinante. Chegamos à 2ª edição da nossa newsletter Caliber Insights. Acompanhe os destaques:
E muito mais...
Boa leitura!
Liderança Feminina: fortalecendo empresas e construindo reputações
O poderoso impacto das mulheres na gestão empresarial
Nos últimos anos, o mundo corporativo tem testemunhado uma transformação significativa na representação de mulheres em cargos de liderança. Isto não apenas tem impulsionado o sucesso dos negócios, mas também tem impactado positivamente a reputação e a cultura organizacional. Em 2023, pela primeira vez, mulheres CEOs lideram cerca de 10% das empresas da Fortune 500, lista das maiores companhias dos EUA por receita. No Brasil, o cenário é semelhante. Segundo dados do Ministério da Economia, as mulheres ocupam 42,4% dos cargos de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência.
Estatística empoderada: o progresso da liderança feminina
Não à toa, a liderança feminina está redefinindo o cenário empresarial, oferecendo um novo olhar sobre a gestão e a reputação das empresas. Através de uma cultura inclusiva, transparência e responsabilidade, as mulheres têm demonstrado como suas habilidades e perspectivas diferenciadas podem impulsionar o sucesso dos negócios e construir reputações sólidas. Para Sonia Consiglio, Conselheira de Administração; Especialista em Sustentabilidade; 2016 SDG Pioneer (Pacto Global) e Colunista do Valor Investe, o momento é muito promissor.
"A gente vem falando de diversidade, principalmente diversidade de gênero, com muita ênfase há pelo menos uns três, quatro anos. O tema se tornou absolutamente obrigatório nas empresas e, à medida que entra na pauta, ganha relevância e começa a centrar uma série de políticas, processos e iniciativas que favorecem a ascensão de mulheres na liderança. As sementes foram jogadas nos últimos anos e a gente começa a colher e ter realmente um caminho fértil para a ascensão feminina".
Liderança feminina e reputação: potencializando o sucesso com dados convincentes
A diversidade nos níveis de liderança provou ser uma vantagem estratégica, afinal, a presença de mulheres em cargos de gestão também influencia na percepção externa das empresas, contribuindo para a construção da reputação no mercado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Weber Shandwick, em parceria com a KRC Research, com 2.227 executivos nos mercados da América Latina, América do Norte, EMEA e Ásia-Pacífico, 49% dos entrevistados acreditam que empresas lideradas por mulheres têm uma reputação mais positiva. Além disso, 66% dos entrevistados concordaram que ter mulheres em cargos de liderança aumenta a confiança dos investidores nas empresas.
Outra pesquisa conduzida pela Edelman revelou que 70% dos entrevistados acreditam que é importante que as empresas tenham uma liderança diversificada para serem consideradas confiáveis.
Inspiração para as próximas gerações
A visibilidade e o sucesso das líderes femininas têm empoderado as próximas gerações. À medida que mais mulheres ascendem a cargos de liderança, elas se tornam modelos a serem seguidos, encorajando outras mulheres a almejarem posições de destaque em suas carreiras. Sonia ainda destaca:
"Existe uma série de fórmulas de se trabalhar essa agenda que a gente nem precisa necessariamente olhar a questão do cargo. Temos também jovens sendo muito proativas nos seus espaços dentro das empresas, seja de qualquer nível ou qualquer posição hierárquica".
Conclusão
O futuro é positivo, à medida que mais mulheres assumem papéis de liderança e moldam um mundo corporativo mais diversificado e inovador. Com as organizações reconhecendo seu valor e potencial, promovendo uma cultura de igualdade e inclusão, elas não apenas reforçam suas posições no mercado, mas também contribuem para uma sociedade mais equitativa e próspera.
Neste ping-pong com o CEO e co-fundador da Caliber, Shahar Silbershatz, você vai conferir um snapshot da reputação ao redor do globo e saber como a Caliber está se adaptando frente às demandas do mercado. Confira!
#1: Shahar, você tem a oportunidade de acompanhar o mercado global de comunicação. Como você vê o estágio atual da gestão da reputação ao redor do mundo?
¨A gestão da reputação está mudando drasticamente – impulsionada principalmente pelo aumento do uso de análise de dados e pela crescente necessidade de agilidade na resposta a eventos mundiais que afetam a reputação e as expectativas dos stakeholders. O clima de incerteza e complexidade – geopolítica, inflação e mudança climática, além da mídia fragmentada e polarização social – impõem enormes demandas às empresas em relação ao que elas fazem e dizem para ganhar continuamente a confiança de seus públicos de interesse."
#2: Quais são os principais desafios para as empresas realizarem uma correta gestão da reputação?
¨O principal desafio é a lacuna entre as oportunidades apresentadas pelo big data (grande conjunto de dados) e a falta de ferramentas e habilidades nessa área que a maioria das equipes de Comunicação sofre. O ambiente econômico atual não ajuda, pois é ainda mais difícil adquirir novas ferramentas de digitalização e analistas de dados quando os orçamentos estão diminuindo. Diante desse contexto, cabe às empresas realizarem uma gestão integrada da reputação agregando todas suas iniciativas em um modelo robusto de suporte à tomada de decisão."
#3: Vamos falar sobre rede global. Temos nove escritórios na Europa, além do Brasil, China e Estados Unidos, correto? Como está nossa entrada no mercado norte-americano?
"Continuamos em amplo crescimento. Hoje, realizamos monitoramento diário de mais de 2.500 empresas em quase 40 países e nos cinco continentes. Temos equipes situadas na Dinamarca, Brasil, Reino Unido, Espanha e EUA. No Brasil, estamos ampliando nossa equipe e desenvolvendo novos clientes e parceiros. A natureza global do nosso mercado, produtos e serviços também permite diálogos com clientes em mercados, como: Japão, Coréia, África do Sul e Austrália.¨
#4: Quais novidades estamos preparando para nossos clientes em termos de gestão da reputação?
"Estes são tempos emocionantes para a Caliber. Estamos trabalhando na nova versão da plataforma digital Real-time Tracker e que esperamos lançar a primeira fase ainda este ano. O novo conceito trará desempenho e funcionalidade aprimorados, que permitirão aos usuários uma personalização ainda mais robusta e informações dinâmicas, incorporando dados da Caliber e de fontes externas. A nova plataforma também incluirá recursos de IA para fornecer informações com o objetivo de otimizar recursos e aumentar a eficiência operacional. Estamos entusiasmados em trazer isso para o mercado e manter nossa posição de vanguarda no campo de monitoramento de stakeholders."
#BARÔMETRO
A Caliber acaba de se tornar a mais nova associada do Instituto Ethos - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem como missão mobilizar, sensibilizar e auxiliar empresas a conduzirem suas atividades de maneira socialmente responsável. Essa parceria nos coloca em um ecossistema com centenas de empresas engajadas na vanguarda da sustentabilidade. Juntos, reforçamos nosso compromisso de enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável, buscando soluções inovadoras e colaborativas para promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Recomendados pelo LinkedIn
Os brasileiros agora podem contar com mais uma ferramenta de chatbot: o Bard. A ferramenta de Inteligência Artificial do Google foi lançada no último dia 13 de julho e, além do português do Brasil, está disponível em 40 idiomas - incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol. Para acessar, basta entrar em bard.google.com e fazer o login com a conta do Google.
A Meta acaba de lançar a Threads, rede social concorrente do Twitter para textos curtos - posts de até 500 caracteres, com links, fotos e vídeos. A plataforma, que está diretamente ligada ao Instagram, atraiu 10 milhões de inscritos em poucas horas, de acordo com a empresa. Para abrir uma conta no Threads, é preciso ser usuário do Instagram.
#PACTOGLOBAL
Conheça o ¨Movimento Elas Lideram 2030¨, uma iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres, e em parceria com outras instituições, que tem como ambição ter 1.500 empresas no país comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030. Assista ao vídeo teaser da campanha.
#VEMPORAÍ
31/07: Ranking Meio & Mensagem
Vem aí a décima edição do ranking Caliber produzido em parceria com o Meio & Mensagem. O estudo destacará as marcas com maior índice de admiração e confiança no Brasil no segundo trimestre de 2023. Aguarde!
03 a 06/10: Rio Innovation Week | Rio de Janeiro
A terceira edição do Rio Innovation Week / RIW já tem data confirmada e acontecerá novamente no Píer Mauá. Com foco em estimular o networking, ampliar o alcance e gerar novas conexões, o evento entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing. O time de consultores da Caliber já garantiu presença. Nos vemos lá!
11 e 12/08: Expo Empreendedor | São Paulo
A Expo Empreendedor é o principal evento para empreendedores, investidores e empresários que vão abrir ou expandir seus negócios. Além de gerar experiências e networking, o evento contará com a participação de palestrantes de peso, como: Ricardo Nunes | Fundador da Ricardo Eletro e R1; Carol Paiffer | CEO e co-fundadora da Atom S/A; João Appolinário | CEO da Polishop, entre outros.
23 e 24/08: Digitalks Expo | São Paulo
O Digitalks Expo é o principal evento de negócios do universo digital do país e segue o benchmarking dos maiores eventos do gênero da Europa. Serão dois dias, 12 auditórios com muito conteúdo, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião do mercado nacional e internacional.
#ACONTECEU
#BORAFALARDEBRANDING
Acompanhe a entrevista exclusiva com Julia Araújo, líder de Marketing do Tik Tok Latam, no nosso canal no Youtube ¨Bora Falar de Branding¨.
¨O Tik Tok é muito sobre cultura, entretenimento e criatividade. Nossa plataforma é voltada para reforçar essa expressão autêntica que visa construir uma conexão com a nossa comunidade de criadores e usuários."
#DICADELIVRO
Faça Acontecer
Escrito por Sheryl Sandberg, COO do Facebook e uma das executivas mais influentes do mundo, o livro "Faça Acontecer" aborda a questão da igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Com base em sua experiência pessoal e profissional, Sheryl explora os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado e oferece insights sobre como superar barreiras, encontrar a confiança necessária para assumir papéis de liderança e conquistar o sucesso.
Empreendedora, instagram @marciabolsadecrochê
1 aMuito bom
Head Marketing & Comunicação - Branding e Reputação | Sustentabilidade, Regeneração e ESG | Brand Analytics | Mercado da Longevidade
1 aLeitura indispensável, num formato leve e atual. Parabéns Dario Menezes e Caliber Brasil