Mas onde foi parar a tal da gentileza?
Hoje quero falar sobre um tema diferente. Sou motorista há muitos anos e estou acostumada ao transito de São Paulo. Ele é como uma montanha russa em um dia de calor, muitos carros, faróis que não funcionam, pedestres que atravessam fora da faixa, cachorros que aparecem do nada na via.
Temos que dividir o espaço com ônibus, caminhão, motos e até ciclistas que em muitas oportunidades não utilizam suas vias, uma loucura. Nossa atenção tem que ser redobrada, pois um piscar de olhos mais demorado pode causar um grave acidente.
Mas esse é o transito que eu conhecia, de uns 2 anos para cá a situação tem estado mais intensa, esse ano de 2024 especialmente muito pior. Dirigir em São Paulo é praticamente uma roleta russa. Qualquer caminho que tomamos há vias interditadas por causa de obras, aquele caos, o transito fica mais caótico, as pessoas mais intolerantes e tudo vira motivo para brigar, xingar, fazer sinais com as mãos (dedos levantados), nem chamaria de selva, porque penso que os animais tem demonstrado mais gentileza que nós.
Eu moro no ABC, em uma rua onde o fluxo de carros é maior, nada comparado ao transito de São Paulo, mas no bairro em que moro, um bairro bem tranquilo, minha rua é a mais movimentada.
Meu portão é automático e eu estaciono o carro de ré, porque facilita minha saída de casa e eu prefiro desta maneira. E todas as vezes que chego em casa, tenho que esperar os carros passaram, até que eu possa fazer a manobra e entrar na garagem. E eu faço a manobra muito rápida. Mas todas as vezes que estou estacionando as pessoas passam com o carro na frente do meu, quase que batendo na minha frente e sempre me olhando com a cara zangada, alguns chegam a me xingar, como se eu, entrar na minha casa, fosse uma ofensa para eles. Eu me pergunto, como eles fazem para entrar na casa deles, será que o carro se teletransporta para a garagem?
Enfim, um assunto um tanto polemico. Mas alguns dias atrás, ao voltar do médico com minha filha, estacionei o carro, abri o portão e fiquei aguardando os carros passarem até que eu tivesse a oportunidade de fazer a manobra e finalmente entrar em casa, era final da tarde, umas 18:20 aproximadamente.
E esse foi o dia em que fui mais xingada, acreditam que os motoristas tinham a capacidade de parar ao lado do meu carro só pra me xingar? Será que o infeliz não viu que eu estava aguardando ele passar para entrar na minha garagem? Eu poderia ter parado o transito e fazer a manobra sem pensar nos demais, mas não, eu quis deixar o fluxo andar, mas minha gentileza me trouxe muita angustia.
Recomendados pelo LinkedIn
O primeiro motorista parou para me xingar, parando o transito atrás dele, o segundo e o terceiro fizeram a mesma coisa. Os demais só passaram me encarando.
Eu e minha filha apenas.
Uma dúvida: será que se fosse um homem no meu lugar isso aconteceria?
E um padrão importante de citar, todos os motoristas que me xingaram e me encaram eram homens. Provavelmente não têm mães, filhas, esposas que dirigem. Ou devem morar em apartamentos onde é só abrir o portão entrar e atrapalhar o transito interno.
Eu quero ter o direito de entrar na minha casa sem ser xingada, será que isso é possível?
Alguma sugestão pessoal?
Por um transito mais gentil!
Gerente Predial na Rhs
3 mMinha sugestão é para que você continue fazendo da forma , que vem fazendo ¡ Não é você quem tem que mudar , sim os mau educados e apressadinhos , que também com certeza já passaram por essa situação, e queriam também ser respeitodos , que tivessem o mínimo de paciência com eles !
Educador Financeiro na Associação dos Sub-Tenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado de São Paulo
3 mNo trânsito a gentileza é zero 😔😔 Também passo por isso. Mas 🤔 independente das buzinas procuro fazer minha parte… paro sempre para aqueles que querem entrar na via, para os que querem estacionar, para os que querem atravessar e não tem faixa 🤔🙃… enfim é uma questão de consciência… o que infelizmente, no trânsito, poucos tem, talvez uns 3%. Procuro dar exemplo 😉😉 mas a cegueira é maior 😵💫🥴. O importante é eu me sentir bem 😉😉